Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11457
Tipo: Dissertação
Título: Recursos hídricos da bacia do rio Verde Grande: uma otimização conforme a época de plantio das culturas irrigadas
Autor(es): Gonzalez, Emixcel Guerra
Abstract: A região norte do Estado de Minas Gerais possui características climáticas adequadas para o desenvolvimento das atividades agrícolas, desde que supridas as deficiências de água artificialmente. Em anos anteriores, o rio Verde Grande teve sua vazão, em alguns trechos, reduzida a zero, ao se intensificar a agricultura irrigada na região, deixando os irrigantes a jusante, sem o precioso recurso necessário para o desenvolvimento dos cultivos. Diversas são as formas de solucionar este problema, embora nem sempre a solução seja adequada para a região, tendo em vista suas características físicas e socioeconômicas. Em face dos problemas surgidos por causa da escassez d'água, agravados com o clima semi-árido da região, tentou-se equacionar o problema por meio de simulações dos efeitos da variação das épocas de plantio das culturas irrigadas na vazão dos cursos d'água da bacia do Rio Verde Grande e provar a tese de que é possível aumentar a oferta de água nos rios apenas controlando a época de plantio em cada área irrigada. O estudo limitou-se às culturas de feijão, algodão e milho, por serem os cultivos mais importantes na região. Foram simuladas oito, quatro e cinco épocas de plantio para o feijão, algodão e milho, respectivamente. Estudaram-se dois níveis de probabilidade de ocorrência (20 e 50%) das variáveis hidroclimatológicas envolvidas e, dentro de cada um, duas metodologias para o cálculo da vazão mínima no período de otimização considerado (mês de julho). Otimizando a vazão no mês de julho, as épocas de plantio recomendadas, pelo modelo, para algodão, milho e feijão foram: sexto decêndio (21/02), oitavo decêndio (11/03) e décimo nono decêndio (01/07), respectivamente. Concluiu-se que as causas mais importantes para a variação da época de plantio, que otimiza o uso do recurso hídrico, foram, em ordem decrescente de importância, a variação do coeficiente de cultura, a variação da vazão mínima e a variação da evapotranspiração potencial.
Palavras-chave: Recursos hídricos - otimização
Bacia do rio Verde Grande
Cultivo irrigado
Plantio
Época
Evapotranspiração
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: GONZALEZ, Emixcel Guerra. Recursos hídricos da bacia do rio Verde Grande: uma otimização conforme a época de plantio das culturas irrigadas. 1994. 64 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1994.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11457
Data do documento: 16-Ago-1994
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo9,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.