Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11464
Tipo: Dissertação
Título: Sistema computacional para transferência de subimagens radiométricas orbitais
Autor(es): Hermsdorff, Wathney
Abstract: Neste trabalho, é estudada a codificação dos dados e a organização de arquivos de fitas compatíveis com computador (CCT) e desenvolvido um sistema computacional para a transferência desses arquivos de dados para microcomputadores IBM-PC compatíveis. Essas fitas são fornecidas pelo INPE, para os satélites da série Landsat com sensores tipo MSS e TM e para o satélite GOES, com sensores VIS, INFRA e INFRA/VIS geradas pelo computador PDP11/10. a A CCT tipo MSS tem dois tipos de organização e ambos foram implementados. Embora as CCTs tipo TM tenham oito tipos de organização, apenas o tipo mais comumente utilizado foi implementado, ou seja, o tipo BSQ, ASCII, quadrante, com 1600 bpi. A CCT tipo GOES, gerada pelo computador PDPll/lO tem três tipos de organização. O primeiro tipo com imagem do canal visível, o segundo com o canal infravermelho e o terceiro com ambos.A implementação utilizou um computador IBM 4361 com sistema VSE e CMS e um microcomputador IBM-PC compatível.Em VSE utilizou-se a linguagem PL/I. Em CMS, além de PL/I com telas em DMS, houve necessidade de uso de REXX para controle do fluxo de execução de tarefas e de comunicação. Para transferência utilizou-se o programa NGT-7101 versão 1.0. Em PC, com sistema DOS, utilizou-se a linguagem Pascal para decodificação dos dados transferidos.
Palavras-chave: Sensoriamento remoto - Aplicação de computadores
Processamento de imagens
Imagens radiométricas orbitais - Transferência
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: HERMSDORFF WATHNEY. Sistema computacional para transferência de subimagens radiométricas orbitais. 1992. 48 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1992.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11464
Data do documento: 27-Mar-1992
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.