Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11475
Tipo: Dissertação
Título: Determinação de evapotranspiração do arroz (Oryza sativa L.) de sequeiro, em Goiânia-Go
Autor(es): Prates, José Eduardo
Abstract: Este trabalho teve como objetivo principal determinar o consumo de água em três diferentes estádios de desenvolvimento da cultura do arroz de sequeiro, utilizando-se três diferentes métodos, com vistas a efetuar uma análise comparativa dos resultados. O experimento Foi conduzido na Fazenda Capivara, se de do Centro Nacional de Pesquisa do Arroz e Feijão (CNPAF), da EMBRAPA, próxima à cidade de Goiânia (latitude 160 41" S, longitude 490 17' W, altitude 730 metros), sendo o clima, segundo classificação de Kõppen, megatérmico, tropical chuvoso. As observações foram conduzidas nos estádios vegetativo, de floração plena e de maturação. Utilizou-se um evapotranspirômetro tipo Thornthwaite com cobertura móvel; um mastro amostrador fixo, no qual foram instalados os equipamentos necessários à realização do balanço de energia e um tanque classe A, instalado na estação agrometeorológica. Em relação à distribuição do saldo de radiação entre os diferentes componentes do balanço de energia, observou-se uma predominância, ao longo de todo o ciclo da cultura, do termo referente ao calor latente. Tal predominância acentuou-se durante o estádio de floração, quando o fluxo médio nos diferentes estádios atingiu 72,8% de Rn contra 52,5% e 57,9% nos estádios vegetativo e de maturação, respectivamente. Os valores médios do fluxo de calor no solo, nos diferentes estádios, foi de 16,7%; 20,0% e 9,3% durante a fase vegetativa, de floração plena e de maturação, respectivamente. Quanto ao fluxo de calor sensível, observou-se Uma tendência a atingir maiores proporções nos primeiros horários da manhã e no final da tarde, indicando que o saldo de energia é consumido principalmente no aquecimento do ar nos referidos horários. Em várias ocasiões, observou-se o efeito da advecção de energia, tendo o valor de LE superado o de Rn em ate 33% aproximadamente. Os valores da evapotranspiração real foram, em mé dia, superiores aos da evapotranspiração máxima, medida no evapotranspirômetro em ate 29%, observada durante a terceira etapa, indicando que o método do balanço de energia,utilizado na estimativa da ETn, tende a superestimar o valor da evapotranspiração real de uma cultura. Com relação a evapotranspiração potencial, estimada por meio do tanque Classe A, verificou-se boa concordância com os valores da evapotranspiração máxima. A ETp, como esperado, superou em média a ETm, tendo a diferença máxima atingido 5,5% durante a terceira etapa, que correspondeu ao estádio de maturação.
Palavras-chave: Evapotranspiração
Arroz de sequeiro
Balanço de energia
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: PRATES, José Eduardo. Determinação de evapotranspiração do arroz (Oryza sativa L.) de sequeiro, em Goiânia-Go. 1988. 67 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1988.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11475
Data do documento: 16-Nov-1987
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo10,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.