Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11479
Tipo: Dissertação
Título: Modelo versátil para estimar as probabilidades de dias chuvosos em intervalos mensais e de alturas diárias de chuvas
Autor(es): Melo, José Swami Pais de
Abstract: Com séries de totais diários de chuva registrados em seis estações climatológicas (Catalão (GO), Goiânia (GO), Lavras (MG), Patos de Minas (MG), Uberaba (MG) e Viçosa (MG)), ajustaram-se modelos estocásticos às distribuições de dias chuvosos em 10 dias consecutivos, para intervalos mensais, e às distribuições de frequências de totais diários de chuva agrupados em períodos mensais. Em tais modelos, as variáveis aleatórias, associadas aqueles Fenômenos, foram tratadas, respectivamente, como variáveis discretas (binária) e contínuas, No primeiro caso, tais variáveis foram subordinadas a modelos baseados na cadeia Markov de dois estados. No segundo caso, considerando as alturas diárias de precipitação independentes, ajustaram-se essas variáveis a distribuição gama de dois parâmetros. Tendo em vista a dificuldade de aquisição de dados climatológicos referentes a longos períodos de observação e o reduzido número de estações alocados nas regiões tropicais, demonstra-se que os parâmetros das distribuições gama e da cadeia de Markov de dois estados podem ser facilmente estimados por meio de relações empíricas.
Palavras-chave: Climatologia
Chuvas
Probabilidades de dias chuvosos
Precipitação pluviométrica
Métodos estatísticos
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: MELO, José Swami Pais de. Modelo versátil para estimar as probabilidades de dias chuvosos em intervalos mensais e de alturas diárias de chuvas. 1989. 93 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1989.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11479
Data do documento: 18-Dez-1988
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo11,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.