Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11480
Tipo: Dissertação
Título: Determinação da evapotranspiração de equilíbrio numa superfície cultivada com feijão (Phaseolus vulgaris L.) em duas densidades de plantio
Autor(es): Leite, Maysa de Lima
Abstract: Este trabalho foi realizado na Estação Evapotransporimétrica do Departamento de Engenharia Agrícola no "Campus" da Universidade Federal de Viçosa, no período de 26 de marco a 12 de julho de 1987, com o objetivo principal de determinar o parâmetro α de Priestley e Taylor da equação de evapotranspiração de equilíbrio. para as condições de Viçosa e analisar sua possível variação em função do teor de umidade do solo e da densidade de plantio. Foram utilizados quatro lisímetros de percolação, do tipo Thornthwaite e Mather, com 6.0 m² de área e profundidade efetiva de 0,75 m, nos quais foi efetuado o plantio do feijão (Phaseolus vulgaris L.), da variedade Negrito 897. Em dois lisímetros (A e B) empregou-se o espaçamento de 0,50 m entre fileiras, nos outros dois (C e D), de 0,40 m, porém mantendo-se a mesma população de plantas em todos os lisímetros. Para os lisímetros A e C foi estabelecido um regime de irrigação que os mantivessem próximos à capacidade de campo, já para os lisímetros B e D foi suspensa a irrigação 56 dias após o plantio. A determinação da variação do teor de umidade no solo foi feita mediante o uso de tensiômetros, células de Colman e determinações de umidade pelo método-padrão de estufa. Os resultados obtidos permitiram determinar um valor médio do parâmetro α de Priestley e Taylor igual a 1,30, indicando boa aproximação ao valor do trabalho original, que é de 1,26. Os diferentes espaçamentos utilizados não influíram na determinação do valor médio de o” 0 teor de umidade do solo manteve-se sempre elevado em todos os lisímetros até o final do experimento, caracterizando condições de solo próximo à capacidade de campo e impedindo a avaliação da influência do teor de umidade no solo sobre a variação do valor de α.
Palavras-chave: Evapotranspiração de equilíbrio
Déficit hídrico
Feijão
Espaçamento
Plantio
Evapotranspiração
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: LEITE, Maysa de Lima. Determinação da evapotranspiração de equilíbrio numa superfície cultivada com feijão (Phaseolus vulgaris L.) em duas densidades de plantio. 1989. 61 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1989.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11480
Data do documento: 24-Out-1988
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo8,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.