Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11488
Tipo: Dissertação
Título: Reações fisiológicas e produção de cabras leiteiras, sob quatro temperaturas aparentes, em câmara climáticas
Autor(es): Tavares, Sandra Lucia da Silva
Abstract: Este trabalho teve por objetivos avaliar o efeito de quatro temperaturas aparentes, controladas em câmaras climáticas, sobre a produção e o teor de gordura de leite de cabras e analisar aspectos fisiológicos de consumo de matéria seca e proteína bruta, ingestão de água, temperatura retal e frequência respiratória. Foram utilizados 15 animais 1/8 sangue oriundos do cruzamento Pardo Alemã x sem raca definida (SRD), nos dois primeiros meses de lactação e na primeira ordem de lactação. O delineamento experimental foi em esquema inteiramente casualizado, com quatro tratamentos, utilizando-se o animal como unidade experimental. Os tratamentos corresponderam as temperaturas aparentes de 18.6 °C (5 animais), 80,0 °C (5 animais), 31,6 °C (3 animais) e 35.0 °C (2 animais). 1. O consumo de matéria seca e proteína bruta (g.UTM-1.dia-1) foi significativamente maior para as cabras no tratamento de 12,6 ºC. decrescendo com o aumento da temperatura aparente. 0 consumo de matéria seca digestível (g.UTH-1.dia_1) Foi significativamente maior a 18,6 ºC, quando comparado com o a 31,6 °C. 2. A ingestão de água (l.UTM_1.dia-1), a temperatura retal (ºC) e a frequência respiratória (mov/min) aumentaram com a elevação da temperatura aparente de 12,6 °C para 35.0 °C. 3. A produção de leite corrigido (g.kg PU_1.dia_1) não apresentou diferença significativa dentro da Faixa de temperatura estudada, mas ocorreu decréscimo da produção com o aumento da temperatura aparente. 4. A eficiência produtiva (g leite/g CHS) não apresentou diferença significativa, indicando igual eficiência na utilização da energia alimentar. D tratamento de 35,0 ºC foi o único a causar perda de peso. 5. 0 teor de gordura do leite decresceu significativamente com o aumento da temperatura aparente.
Palavras-chave: Cabras - Bioclimatologia
Homeotermia
Cabras- Temperatura aparente
Leite de cabra - Produção
Bioclimatologia animal
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: TAVARES, Sandra Lucia da Silva. Reações fisiológicas e produção de cabras leiteiras, sob quatro temperaturas aparentes, em câmara climáticas. 1989. 60 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1989.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11488
Data do documento: 16-Fev-1989
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo8,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.