Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11492
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos componentes do balanço hídrico seriado para Viçosa, MG
Autor(es): Santos, Odete Cardoso de Oliveira
Abstract: Nesta pesquisa, estudou-se o comportamento das flutuações do balanço hídrico para o solo de Viçosa, MG. Utilizaram-se dados de temperatura média do ar e precipitação pluvial mensal, de 1924 a 1982. Calculou-se o balanço hídrico seriado anual, segundo o método de Thornthwaite e Mather, 1955. Por meio da técnica das médias móveis para cinco e onze anos, da análise harmônica (série de Fourier), da autocorrelação e da análise espectral, estudaram-se as variações que ocorreram nos componentes do balanço hídrico seriado, ao longo dos anos. Para a análise harmônica, trabalhou-se com 28 harmônicos, obtendo-se as fases e as amplitudes. Por intermédio da função de autocorrelação, determinaram-se as relações existentes nas mesmas séries de dados em períodos diferentes e, por meio da análise espectral, analisaram-se as concentrações das variações em relação às frequências. Por intermédio das médias moveis de onze anos, verificou-se uma tendência, nos últimos anos, para decréscimo da temperatura média do ar, da evapotranspiração potencial e da evapotranspiração real, para os meses de verão e outono; enquanto que, para os de inverno e primavera houve uma tendência levemente positiva. Para o caso da deficiência hídrica, observou-se uma tendência de decréscimo para os meses de janeiro e julho e uma propensão de aumento para abril e outubro. O excesso hídrico apresentou tendências de aumento para janeiro e julho e decréscimo para abril e outubro. A análise harmônica para as séries temporais da temperatura média do ar e da evapotranspiração potencial indicou harmônicos de ordens iguais para os meses de abril, julho e outubro. As séries temporais dos componentes do balanço hídrico, para todos os meses estudados, de acordo com a função de autocorrelação, correspondem a um processo estocástico. E a análise espectral confirmou terem as séries temporais o comportamento de um ruído branco.
Palavras-chave: Flutuações do balanço hídrico
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: SANTOS, Odete Cardoso de Oliveira. Análise dos componentes do balanço hídrico seriado para Viçosa, MG. 1984. 65 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1984.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11492
Data do documento: 29-Jun-1984
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo9,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.