Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11494
Tipo: Dissertação
Título: Modelo agrometeorológico de previsão de produtividade da soja para as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Minas Gerais
Autor(es): Costa, Luiz Cláudio
Abstract: Dados decendiais de elementos climáticos das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba foram correlacionados com a produtividade da cultura da soja, com o objetivo de identificar os elementos que mais influenciam na produção final de grãos. Isolados os fatores tecnológicos por meio de técnicas econométricas, análises estatísticas, referendadas por observações físicas, evidenciaram que a precipitação pluvial no 3º decêndio de setembro e graus-dia no 1º decêndio de dezembro são os elementos que mais afetam a produtividade da soja. O modelo Final de previsão da produtividade da cultura da soja incorporou em sua formulação as variáveis tecnológicas, representadas pelo ano de plantio da cultura,e os elementos climáticos precipitação e graus-dia, obtendo índice de acerto de 98% em 1986 e 97% em 1987, além de possibilitar a previsão da produtividade em dezembro, enquanto a colheita inicia-se geralmente em março.
Palavras-chave: Modelagem
Agrometeorologia
Soja-Produtividade
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: COSTA, Luiz Cláudio. Modelo agrometeorológico de previsão de produtividade da soja para as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Minas Gerais. 1988. 2 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1988.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11494
Data do documento: 9-Set-1988
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resumo.pdfresumo420,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.