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https://locus.ufv.br//handle/123456789/12169
Tipo: | Artigo |
Título: | Debates atuais em humanização e saúde: quem somos nós? |
Autor(es): | Cotta, Rosângela Minardi Mitre Reis, Roberta Sena Campos, Aline Aparecida de Oliveira Gomes, Andréia Patrícia Antonio, Vanderson Espiridião Siqueira-Batista, Rodrigo |
Abstract: | Considerando ser o SUS um processo social em construção, e sendo os profissionais de saúde importantes sujeitos desse processo, destaca-se o papel da educação permanente como um relevante instrumento para a garantia do cuidado humanizado. Discutir a experiência do curso de capacitação dos profissionais de saúde de uma Unidade de Saúde pública-ambulatorial, com base na perspectiva da humanização, visando a implementação de um modelo sanitário comprometido com os valores essenciais impressos nos ideais do SUS. A metodologia de ensino-aprendizagem utilizada baseou-se na problematização, utilizando-se do processamento de uma situação problema elaborada a partir da experiência dos docentes. Os profissionais identificaram que o padrão instituído no modo de pensar e fazer em saúde é insatisfatório para suprir os desafios enfrentados no setor. As estratégias utilizadas contribuíram para sistematizar o conteúdo através da reflexão sobre os referenciais teóricos apresentados, ao estimular o pensamento reflexivo e crítico, aspectos estes fundamentais para ampliar e aprofundar o processo de empoderamento dos profissionais. O curso estimulou a grupalidade, colocando em pauta na agenda, a discussão sobre a humanização das ações em saúde. Bearing in mind that the Brazilian Unified Health System (SUS) is a social process in construction, and as health professionals are important individuals in this process, the role of permanent education as an important instrument to ensure humanized care is highlighted. The scope of this paper is to discuss the experience of the training course for health professionals of a public health outpatient unit, based on the prospect of humanized treatment, seeking the implementation of a sanitary model committed to the formal values contained in the SUS ideals. The teaching-learning methodology used is based on problem-solving, derived from the processing of a problem situation taken from the experience of teachers. The professionals identified that the standard established in the way of thinking and acting in health is unsatisfactory to meet the challenges faced in the sector. The strategies used contributed to systematize the content through reflection on the theoretical benchmarks submitted, by eliciting reflective and critical thought, which are fundamental aspects for broadening and increasing the process of empowerment of professionals. The course stimulated group action, placing the discussion on the humanization of health actions on the agenda. |
Palavras-chave: | Humanização em saúde Metodologia ativa de ensino aprendizagem Educação permanente |
Editor: | Ciência & Saúde Coletiva |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000100018 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12169 |
Data do documento: | 21-Set-2011 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
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