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Tipo: Artigo
Título: O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência
Autor(es): Dias, Cristina Maria Ganns Chaves
Siqueira, Marcello Rebello Lignani
Lessa, Leticia Peixoto
Moreira, Tiago Stanley
Freitas, Rafaela Teixeira
Sousa, Bruno Ivanovinsky Costa de
Bernini, Alesson Filipi
Mendonça, Bianca Gazolla
Oliveira, Felipe Alves de
Moreira, Larissa Beatriz do Carmo
Ribeiro, Lucas Mota
Nogueira, Lucianne Thais Alves
Maia, Polyana Mendes
Sales, Samuel de Souza
Ferreira, Mariana
Junqueira, Tulio da Silva
Cotta, Rosangela Minardi Mitre
Abstract: Como parte do seu projeto de expansão, a Universidade Federal de Viçosa criou um curso de graduação em Medicina que, pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, busca a inserção precoce dos estudantes na rede de Atenção Básica. A integração da escola ao serviço público, assim como a preocupação com a formação de recursos humanos com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e aptos a atender às necessidades concretas da população e operacionalizar o Sistema Único de Saúde estiveram no centro do processo de criação desse curso. A abertura do curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e, concomitantemente, foi aprovada a criação de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Nesse cenário de múltiplos desafios que representa a criação de um novo curso de Medicina em uma universidade pública tradicional, pautado nas DCNs e a partir de um currículo integrado, (re)pensar as experiências iniciais vivenciadas pelos atores sociais protagonistas do PET-Saúde/UFV é o propósito deste relato de experiência.
As part of its expansion plan, the Federal University in Viçosa created its School Of Medicine. Based on the Brazilian National Curriculum guidelines, the course seeks early integration of students into the primary care network. Central concerns in creating the course included integration of the school with public healthcare services and training of human resources with a sense of social responsibility, commitment to citizenship, and skills for serving the population's needs and operationalizing the Unified National Health System. The school was accredited by the Ministry of Education, with simultaneous approval for a project under the Educational Program for Health Work (PET-Saúde). This case report analyzes the multiple challenges of creating a new school of medicine in a traditional public university, based on the National Curriculum guidelines and an integrated curriculum, (re)thinking the initial experiences of the protagonists in the Educational Program for Health Work (PET-Saúde/UFV).
Palavras-chave: Educação médica
Prática profissional
Formação de recursos humanos
Editor: Revista Brasileira de Educação Médica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000300012
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12175
Data do documento: 19-Nov-2010
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