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Tipo: Artigo
Título: Custo do ensino de graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa
Autor(es): Magalhães, Elizete Aparecida de
Silveira, Suely de Fátima Ramos
Abrantes, Luiz Antônio
Ferreira, Marco Aurélio Marques
Wakim, Vasconcelos Reis
Abstract: Apesar de a educação ser fator-chave no desenvolvimento social e econômico do país, os recursos públicos aplicados para tal fim são escassos para atender à demanda da sociedade. Esta, responsável por parte de seu provimento, também tem o direito de exigir eficiência na aplicação dos recursos. Este artigo apura o custo por aluno no ensino de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os dados foram obtidos por meio da análise de documentos, relatórios contábeis e relatórios gerados pela central de processamento de dados da instituição. O custo médio por aluno, apurado para o ano de 2004, foi de R$ 8.965,91. O custo por aluno dos departamentos variou de R$ 3.948,59 (curso de matemática) a R$ 17.022,79 (curso de zootecnia). As variáveis que mais influenciaram o custo por aluno foram os números de matrículas, de bens móveis, de docentes e de servidores técnico-administrativos. A mensuração de custo por aluno da UFV fornece orientação quanto ao modo de a instituição se expandir sem se onerar, bem como a melhor forma de aproveitar sua estrutura física.
Although education is a key factor in Brazil's social and economic development. public funding is not enough to answer society's demands. Partially responsible for this funding, society also has the right to demand efficiency in the application of funds. This article assesses the cost by undergraduate student at the Federal University of Viçosa (UFV). The data was obtained through the analysis of documents, accounting reports and reports generated by the institution's data center. The mean cost by student in 2004 was R$ 8,965.91. The cost by student of the departments ranged from R$ 3,948.59 (Mathematics) to R$ 17,022.79 (Zootechnics). The most influential variables were the number of enrolments, assets, faculty members and technical-administrative personnel. Student-based costing can guide UFV's expansion without increasing costs, as well as the use of its installations.
Palavras-chave: Ensino superior
Custo por aluno
Universidade pública
Editor: Revista de Administração Pública
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122010000300005
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12444
Data do documento: Nov-2009
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