Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/12969
Tipo: Artigo
Título: Licenciaturas da Universidade Federal de Viçosa: um olhar de professores em exercício sobre seu processo de formação inicial
Autor(es): Martins, Carmen de Almeida
Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Abstract: Pretende-se neste trabalho identificar a potencialidade dos saberes docentes desenvolvidos na formação inicial, frente à docência; identificar as percepções dos professores sobre o “ser professor”; e apresentar proposições visando ao estreitamento das relações universidade-escola. Foram entrevistados quinze professores de Viçosa-MG, graduados nos cursos de Licenciatura da UFV. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Considera- -se necessário investir nos currículos das licenciaturas favorecendo a relação teoria/ prática e assim aproximar a universidade das escolas, beneficiando o desenvolvimento profissional docente.
The aim of this work is to identify the potentiality of teacher know- ledge developed in initial training, compared to teaching activity; to identify the teacher’s perceptions about “being a teacher”; and to present proposals aimed at narrowing the university-school relations. Fifteen te- achers of the city of Viçosa-MG have been interviewed; all of them have graduated at UFV teachers’ education courses. The data were treated by content analysis. It is necessary to support the curriculum of the teachers’ education courses to make easier the theory/practice relationship and then put together the university and the schools, to benefit the teaching professional development.
Palavras-chave: Identidade docente
Saberes docentes
Ser professor
Editor: Revista de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo7evol12-1.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12969
Data do documento: Jun-2012
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo7evol12-1.pdftexto completo141,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.