Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13281
Tipo: Artigo
Título: Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural
Autor(es): Estevão, Pricila
Coelho, France Maria Gontijo
Sousa, Diego Neves de
Abstract: Este estudo tem como objetivo promover uma discussão teórica acerca de duas questões que estão imbricadas: Qual a importância da persuasão e da sedução na comunicação rural no Brasil? E que limites éticos devem ser observados na utilização de novos meios de comunicação via internet, principalmente na comunicação em torno de temas rurais? O fetiche sedutor que permeou e, ainda permeia, essas ações está orientado pela concepção de desenvolvimento como modernização tecnológica. Uma comunicação mais rural valoriza tanto práticas culturais tradicionais de grupos sociais vulneráveis à descaracterização modernizante quanto ao uso de recursos modernos que só se justifica quando da busca da emancipação coletiva e da autonomia local de modos de vida. Nessa perspectiva, a comunicação via internet pode entrar em cena como a força potencial que auxilia a eficácia da comunicação rural em cumprir um papel de meio de inclusão social.
This study aims to conduct a theoretical discussion about two issues which are intertwined: What is the importance of persuasion and seduction in rural communication in Brazil? And what ethical limits must be observed in the use of new media over the Internet, especially in communication about rural themes? The seductive fetish that permeated and still permeates these actions is guided by the concept of development as technological modernization. A more rural communication values both traditional cultural practices of social groups vulnerable to modernizing mischaracterization, and the use of modern features, that can only be justified by the pursuit of collective emancipation and autonomy of local livelihoods. In this perspective, the internet communication might take place as a potential force that assists the effectiveness of the rural communication in fulfilling a role as a means of social inclusion.
Palavras-chave: Sedução
Persuasão
Comunicação Rural
Editor: Revista de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/vol13/artigo1evol13-1.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13281
Data do documento: 25-Jan-2013
Aparece nas coleções:Economia Rural - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo1evol13-1.pdftexto completo149,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.