Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13364
Tipo: Artigo
Título: A utilização das redes sociais pela igreja: Novas formas de diálogo com o fiel
Autor(es): Melo, Mônica Santos de Souza
Abstract: Nesse artigo pretendemos abordar a articulação entre os domínios midiático e religioso, que tem promovido a ampliação do espaço religioso para além dos templos. Analisaremos, aqui, o uso das redes sociais, especificamente o twitter, descrevendo a forma como o representante da igreja católica se utiliza desse recurso para promover a captação do fiel. Para isso nos pautaremos, basicamente, no suporte fornecido pela Teoria Semiolinguística do Discurso, associada ao estudo do ethos discursivo, além de estudos relativos ao fenômeno da midiatização.
Dans cet article, nous avons l'intention d'aborder la relation entre les médias et les domaines religieux, qui a favorisé l'expansion de l'espace religieux en plus des temples. Nous analysons ici l'utilisation des réseaux sociaux, notamment Twitter, décrivant comment le représentant de l'Église catholique utilise cette fonctionnalité pour promouvoir l'absorption des fidèles. Nous adopterons le soutien fournis par la théorie semiolinguistique du discours, associé à l'étude de l'ethos discursif, ainsi que des études sur le phénomène de la couverture médiatique.
Palavras-chave: Discurso religioso
Midiatização
Redes sociais
Editor: Gláuks - Revista de Letras e Artes
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/221
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13364
Data do documento: 31-Jul-2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
document.pdftexto completo183,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.