Locus  

Escala de comportamento de compra: desenvolvimento e validação de um instrumento de medida

Show simple item record

dc.contributor.author Luiz, Gilberto Venâncio
dc.contributor.author Silva, Neuza Maria da
dc.date.accessioned 2017-11-28T15:39:13Z
dc.date.available 2017-11-28T15:39:13Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.issn 2236-8493
dc.identifier.uri http://www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/article/view/286
dc.identifier.uri http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13896
dc.description Data de publicação: dia e mês não informados. DOI: não consta, por isso foi disponibilizado o link de acesso. pt-BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivos o desenvolvimento de uma escala de mensuração de atitude em relação a um comportamento consumista e a construção de um índice de avaliação da predisposição dos indivíduos em apresentar comportamento de compra desregrado. Para isso foi criada uma escala de mensuração contendo 25 questões relacionadas a um comportamento de compra desregrado e aplicada a uma amostra de 272 indivíduos. Após o levantamento dos dados, foi aplicada a técnica de análise fatorial, com o intuito de verificar a validade fatorial das questões e combinar as variáveis com padrões de correlação semelhantes. Com base nas cargas fatoriais dos fatores encontrados, foi criado um indicador com variação de 0 (zero) a 1 (um) para avaliação da predisposição dos indivíduos a um comportamento de compra desregrado. O índice geral criado obteve o valor médio de 0,23, indicando baixa predisposição dos participantes em apresentar comportamento classificado como consumista. pt-BR
dc.description.abstract The objective of this study was to develop an attitude measurement scale in relation to a consumerist behavior and the construction of an evaluation index of predisposition of individuals to present unlimited buying behavior. Therefore, a measurement scale containing 25 questions related to an unlimited buying behavior was created and applied to a sample of 272 individuals. After the data survey, the factor analysis technique was applied to verify the factorial validity of the questions and to match the variables with similar correlation patterns. Based on the factor loadings of the factors found, it was created an indicator ranging from 0 (zero) to one (1) to evaluate the predisposition of individuals to an unlimited buying behavior. The general index created obtained the average value of 0.23, indicating low willingness of participants to present behavior classified as consumerist. en
dc.format pdf pt-BR
dc.language.iso por pt-BR
dc.publisher Revista Brasileira de Economia Doméstica pt-BR
dc.relation.ispartofseries v. 28, n.1, p. 180-200, 2017 pt-BR
dc.rights Open Access pt-BR
dc.subject Atitude pt-BR
dc.subject Índice de Predisposição pt-BR
dc.subject Comportamento de Compra pt-BR
dc.title Escala de comportamento de compra: desenvolvimento e validação de um instrumento de medida pt-BR
dc.type Artigo pt-BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Artigos [16]
    Artigos Técnico-científicos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account