Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/14032
Tipo: Artigo
Título: Análise dos resultados do ENEM 2009-2014 como um dos indicadores da aprendizagem de ciências da natureza nas escolas públicas de Viçosa (MG)
Autor(es): Rodrigues, Alana Alves
Pinto, Bryan Nickson Santana
Souza, Vinícius Catão de Assis
Abstract: Neste trabalho será discutida a análise de um conjunto de dados disponibilizados no site QEdu.org, onde estão os resultados das avaliações utilizadas para aferir a qualidade da educação básica no Brasil, com destaque para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com base nesse banco de dados, buscou-se analisar a situação das escolas públicas estaduais localizadas no município de Viçosa (MG). Para isso, foram utilizados os resultados das provas do ENEM realizadas no período de 2009 a 2014, estabelecendo assim comparações entre as escolas públicas, privadas e o Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI), no que diz respeito às médias gerais, à taxa de participação no exame e às médias em Ciências da Natureza, área de conhecimento que concentra as disciplinas de Biologia, Física e Química. A partir da análise desses dados, buscou-se relacionar a influência do PIBID-Química nos resultados em Ciências da Natureza das escolas participantes, sugerindo algumas ações que podem ser contempladas por esse programa, no sentido de favorecer a aprendizagem dos estudantes nessa área de conhecimento.
Palavras-chave: ENEM
Escolas públicas de Viçosa
PIBID
Ensino de ciências
Editor: Revista de Engenharia Química e Química
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/article/view/71
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/14032
Data do documento: 2-Mai-2016
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
71-545-1-PB.pdftexto completo692,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.