Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/15488
Tipo: Artigo
Título: Avaliação da qualidade da semeadura direta do milho em função do aumento da velocidade de deslocamento e do escalonamento de marcha de um conjunto trator-semeadora-adubadora
Autor(es): Silveira, João Cleber Modernel da
Fernandes, Haroldo Carlos
Leite, Daniel Mariano
Teixeira, Mauri Martins
Furtado Júnior, Marconi Ribeiro
Abstract: Objetivou-se, com a realização neste trabalho, avaliar a qualidade da semeadura de um conjunto trator-semeadora-adubadora em sistema de plantio direto, em função de diferentes velocidades de deslocamentos e de rotações no eixo do motor, na semeadura da cultura do milho. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com 4 repetições em arranjo fatorial 4x3, com 12 tratamentos, constituídos de 4 velocidades de deslocamento, obtidas em função dos escalonamentos de marchas e de 3 rotações do motor do trator. Durante a semeadura, monitorou-se a velocidade de operação, a rotação do motor e o deslizamento dos rodados motrizes da semeadora. Após a semeadura, foram avaliados: a profundidade de deposição de sementes, a distribuição longitudinal de sementes no leito de semeadura, o índice de velocidade de emergência e o tempo médio de emergência. Os resultados mostraram que, sob o aspecto qualitativo do processo de semeadura para a cultura do milho, é possível optar por menores velocidades de deslocamento em função do escalonamento de marcha e menores rotações no motor, ressaltando-se que as velocidades de 3,5 até 5,0 km h-1 proporcionaram os melhores resultados.
This study was done to evaluate the quality of the maize sowing by a tractor-seeder-fertilizer applicator combine in no-tillage system, using different displacement speeds and motor shaft rotations. The experiment was conducted in randomized block design with four replications in a 4 x 3 factorial. The treatments consisted of four forward speeds, adjusted by gear schedules and three motor shaft rotations of the tractor. Operational speed, engine speed and slippage of the wheeled planter were monitored during sowing. Seed deposit depth, longitudinal seed distribution, seedling emergence velocity and mean emergence time were evaluated. The qualitative aspect of the sowing process showed that it is possible to opt for lower displacement speeds by gear scheduling and lower engine rotations, with best results obtained at the speeds between 3.5 and 5,0 km h -1.
Palavras-chave: Emergência de plântulas
Deslizamento da semeadora
Profundidade da semente
Editor: Engenharia na Agricultura
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.seer.ufv.br/seer/index.php/reveng/article/view/240/205
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15488
Data do documento: 7-Fev-2012
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
240-1545-1-PB.pdftexto completo405,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.