Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17117
Tipo: Artigo
Título: Contribuições do Centro Acadêmico de Química para a formação profissional dos graduandos: em foco o empreendedorismo e a extensão universitária
Autor(es): Silva, Gabriel Jacomin Vargas da
Cruz, Andreza de Faria Alves
Silva, Patrícia Soares da
Fialho, Josiane Aparecida Rodrigues
Souza, Vinícius Catão de Assis
Abstract: Para se empreender na Universidade ou fora dela, é necessário ter vontade de fazer algo diferente, envolvendo-se com projetos desafiadores que ajudam a vislumbrar novos horizontes no âmbito pessoal e profissional. Com base nisso, o presente trabalho discutirá as atividades realizadas pelos membros do Centro Acadêmico de Química (CAQui) da UFV e as contribuições delas na formação dos graduandos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com vinte e sete estudantes do curso de Química da UFV, divididos em três grupos: (I) os que nunca se envolveram com as atividades do CAQui; (II) os membros recém-ingressos no CAQui; e (III) os ex-membros do CAQui. As respostas foram transcritas e analisadas com base nas discussões das habilidades relativas ao empreendedorismo, tais como iniciativa, persistência, criatividade, eficiência, comprometimento, planejamento e trabalho em equipe. Considerando que a maioria das disciplinas curriculares não contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades, dado o caráter técnico de muitas delas, buscou-se compreender aqui como as atividades do CAQui podem favorecer o desenvolvimento de habilidades com o foco no empreendedorismo universitário. Ao final da pesquisa, verificou-se que todos os participantes envolvidos com o CAQui avaliam que tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades profissionais nas diversas atividades articuladas pelo Centro Acadêmico.
To be an entrepreneur in or outside the University, you must have the desire to do something different, engaging with challenging projects that help to perceive new horizons in personal and professional level. Thereby, this paper will discuss the activities of the members of Chemistry Academic Students'Association of UFV (CAQui) and the contributions of them in the training of graduate students. To this end, interviews were conducted with twenty-seven undergraduate students of Chemistry at UFV, divided into three groups: (i) those who have never been involved with the activities of CAQui; (ii) the new members at CAQui; and (iii) ex members of CAQui. The answers of students were transcribed and analyzed based on the discussions of the skills related to entrepreneurship, such as initiative, persistence, creativity, efficiency, commitment, planning and teamwork. Whereas most of the disciplines does not contribute to the development of these skills, considering the technical nature of many of them, the main objective was to understand how the CAQui activities can foster the development of skills with a focus on university entrepreneurship. At the end of this research, it was found that the participants involved in the CAQui had the opportunity to develop professional skills for involvement in the various activities coordinated by the Academic Center.
Palavras-chave: Centro acadêmico de Química
Empreendedorismo universitário
Formação pessoal e profissional
Desenvolvimento de habilidades
Extensão universitária
Editor: ELO
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.21284/elo.v6i2.259
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17117
Data do documento: 30-Jun-2017
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo197,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.