Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17156
Tipo: Artigo
Título: Análise das perdas de caule, folhas e frutos de hortaliças frescas comercializadas na rede varejista de Areia (PB)
Autor(es): Ribeiro, Wellington Souto
Almeida, Edmilson Igor Bernardo
Lucena, Hélder Horácio de
Oliveira, Márcia Roseane Targino de
Barbosa, José Alves
Abstract: Realizou-se um levantamento das perdas de cebola, alface, coentro, couve, berinjela, pepino e quiabo in natura no mercado varejista de Areia (PB) com objetivo de fornecer informações que possam auxiliar em ações específicas ao setor para se diminuir as perdas de hortaliças frescas no varejo local e aumentar a rentabilidade na atividade comercial. Utilizou-se um questionário constituído de 40 perguntas, o qual abrangeu aspectos sócio-econômicos, de produção, de escoamento de comercialização e de armazenamento. Os entrevistados foram divididos em três grupos: o grupo I constituído por feirantes produtores das hortaliças que as comercializa diretamente na feira-livre; o grupo II constituído por feirantes não produtores das hortaliças, mas que as compra semanalmente de terceiros e o grupo III constituído por comerciantes proprietários de redes varejistas. Verificou- se que: o brotamento de bulbos de cebola; a perda de massa, cor e textura em alface, coentro e couve; o amadurecimento e perda de cor e textura em berinjela, pepino e quiabo; e as injúrias causadas danos mecânicos (por atrito), insetos e patógenos foram os principais responsáveis por perdas nos referidos grupos de hortaliças. É importante adotar boas práticas de produção, manuseio, higiene, embalagem e exposição pós-colheita, com o objetivo de reduzir as perdas na comercialização de hortaliças na cidade de Areia (PB). As perdas pré e pós-colheita, por proporcionarem variação no comportamento do mercado, geram graves conseqüências econômicas e sociais.
It was conducted a survey of the losses of onion, lettuce, cilantro, cabbage, eggplant, cucumber and okra at fresh market in Areia (PB) in order to provide information that may assist the sector specific actions to reduce losses of vegetables fresh retail site and increase profitability in business activity. It was used a questionnaire consisting of 40 questions, which included socio-economic aspects, production, commercialization and marketing of storage. Respondents were divided into three groups: group I fairground producers of vegetables that sells directly in free market, group II consists of fairground not producers of vegetables, but that the purchase of third parties weekly and group III consists of traders owners of retail chains. It was found that the sprouting of onion bulbs; mass loss, color and texture in lettuce, cilantro and kale; ripening and loss of color and texture in eggplant, cucumber and okra; friction and mechanical injuries caused by damage insects and pathogens were responsible for the most significant losses in these vegetables. It is important to adopt good manufacturing practices, handling, hygiene, packaging and exhibition of vegetables after harvest in order to minimize losses in the marketing of vegetables in Areia (PB). Losses pre and post-harvest by offering variation in market behavior, generate serious economic and social consequences.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Batata
Maracujazeiro
Mudas
Resíduo
Sustentabilidade
Editor: Brazilian Journal of Sustainable Agriculture
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.rbas.ufv.br/index.php/rbas/article/view/170
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17156
Data do documento: 7-Nov-2012
Aparece nas coleções:Fitotecnia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo399,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.