Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17175
Tipo: Artigo
Título: Ensino superior, mídias e conhecimento: novas notícias e velhos discursos
Autor(es): Mari, Cezar Luiz De
Thiengo, Lara Carlette
Abstract: A série de reportagens Universidade: a chave do futuro, exibida no mês de maio de2011, no Jornal da Globo, é o recorte midiático que serve como ponto de partidapara as discussões deste estudo. Apresentamos a análise de tal série entendendo queos meios de comunicação atuam como porta-vozes do pensamento conservadorbrasileiro. O ferramental gramsciano norteia a análise ao situar as disputas ideológicasentre os grupos sociais na sociedade civil, representados pelos aparelhos privados dehegemonia, dentre os quais estão os meios de comunicação. O estudo perpassa pelasdiscussões sobre o protagonismo da educação, sobretudo no atendimento às demandasdo mercado e para o desenvolvimento, na estreita vinculação entre a educação e osetor econômico; a estrutura de tripé para a boa universidade; o binômio público eprivado; bem como a avaliação e o ranqueamento das universidades. Tais temáticasem destaque expressam a constituição de um consenso conservador a respeito dareconfiguração do Ensino Superior no Brasil.
Palavras-chave: Meios de comunicação
Antônio Gramsci
Ensino superior
Editor: Perspectiva
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p603
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17175
Data do documento: 6-Mar-2012
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo121,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.