Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/17175
Tipo: | Artigo |
Título: | Ensino superior, mídias e conhecimento: novas notícias e velhos discursos |
Autor(es): | Mari, Cezar Luiz De Thiengo, Lara Carlette |
Abstract: | A série de reportagens Universidade: a chave do futuro, exibida no mês de maio de2011, no Jornal da Globo, é o recorte midiático que serve como ponto de partidapara as discussões deste estudo. Apresentamos a análise de tal série entendendo queos meios de comunicação atuam como porta-vozes do pensamento conservadorbrasileiro. O ferramental gramsciano norteia a análise ao situar as disputas ideológicasentre os grupos sociais na sociedade civil, representados pelos aparelhos privados dehegemonia, dentre os quais estão os meios de comunicação. O estudo perpassa pelasdiscussões sobre o protagonismo da educação, sobretudo no atendimento às demandasdo mercado e para o desenvolvimento, na estreita vinculação entre a educação e osetor econômico; a estrutura de tripé para a boa universidade; o binômio público eprivado; bem como a avaliação e o ranqueamento das universidades. Tais temáticasem destaque expressam a constituição de um consenso conservador a respeito dareconfiguração do Ensino Superior no Brasil. |
Palavras-chave: | Meios de comunicação Antônio Gramsci Ensino superior |
Editor: | Perspectiva |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p603 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17175 |
Data do documento: | 6-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | texto completo | 121,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.