Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17179
Tipo: Artigo
Título: Furrow depth, soil disturbance area and draft force of a seeder-fertilizer at different seeding speeds
Autor(es): Silveira, João Cleber Modernel da
Fernandes, Haroldo Carlos
Modolo, Alcir José
Silva, Suedêmio de Lima
Trogello, Emerson
Abstract: The aim of this his study was to evaluate the furrow depth, the area of soil disturbance and the draft force required for a precision seeder-fertilizer as a function of seeding speed in a no till system for corn production. The experiment was conducted in a 43 factorial randomized block design with four replications, consisting of four forward speeds obtained by changing gears and three tractor's engine rotation speeds. During seeding, the operating speed, engine rotation speed and draft force on the drawbar were measured. After seeding, furrow depth and area of soil disturbed were assessed. The results showed that: the furrow depth was influenced by the increase in the operating speed; the area of soil disturbed increased by 41% with increasing operating speed, the average drawbar draft required per seeding line and per area of soil disturbed decreased with increasing speed; and the average drawbar draft per furrow depth increased with the operating speed.
Este trabalho teve por objetivo avaliar a profundidade de sulco, área de solo mobilizada e a força de tração solicitada por uma semeadora-adubadora de precisão em sistema de plantio direto na cultura do milho, em razão da velocidade de deslocamento. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições em arranjo fatorial 4 x 3, com 12 tratamentos, constituídos de quatro velocidades de deslocamento, obtidas pelos escalonamentos de marchas e de três rotações do motor do trator. Durante a semeadura, monitoraram-se a velocidade de operação, a rotação do motor e a força de tração na barra. Após a semeadura, foram avaliadas a profundidade do sulco e a área mobilizada de solo. Os resultados mostraram que: a profundidade do sulco foi influenciada pelo aumento na velocidade de operação; a área mobilizada de solo aumentou em 41 % com a elevação da velocidade de operação; o requerimento de força na barra de tração, média, por linha de semeadura e por área mobilizada de solo diminuiu com o aumento da velocidade; e a força média na barra de tração por profundidade do sulco aumentou com o incremento da velocidade de operação.
Palavras-chave: No till system
Energy demand
Agricultural mechanization
Editor: Revista Ceres
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2011000300008
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17179
Data do documento: Mai-2011
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo238,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.