Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17362
Tipo: Artigo
Título: Planejamento governamental e comunicação organizacional para a política pública de Economia Criativa no Brasil
Autor(es): Emmendoerfer, Magnus Luiz
Fioravante, Alexandre Sette Abrantes
Cezar, Layon Carlos
Abstract: O planejamento da Economia Criativa (EC) como política pública no Brasil trouxe à tona, além dos aspectos culturais, a comunicação organizacional como eixo central nos planos e ações propostos. A articulação entre organizações revela a necessidade de mecanismos de comunicação e de espaços dialógicos em diferentes escalas territoriais no federalismo brasileiro. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar o planejamento governamental e a comunicação organizacional para o desenvolvimento da EC no Brasil. O referencial teórico de base deste estudo foram trabalhos sobre economia criativa, desenvolvimento e comunicação nas organizações, os quais foram empregados de modo dialético a fim de alcançar o objetivo. Assim, em termos metodológicos é um estudo teórico centrado em bibliografias e documentos de acesso público, cuja análise interpretativa compuseram os temas que estruturam os resultados deste trabalho. Neste sentido, o Planejamento Governamental para a Economia Criativa (PGEC) no Brasil foram descritos e discutidos com base nas comunicações internas e interorganizacionais delineadas para o período 2011-2014. Como conclusão, a contribuição deste estudo centra-se na discussão do contexto do planejamento e da comunicação da EC no Brasil a partir da esfera do governo federal em termos das relações e dos desafios para com os atores organizacionais envolvidos.
The planning in the Creative Economy (CE) sector as a public policy in Brazil, shows, beyond the cultural factors, that the organizational communication can be seen as central pillar in the plans and actions proposed in long term. The articulation among organizations revels the need for communications mechanisms and for more dialogic spaces in different territorial scales in the Brazilian federalism context. In this sense, this article aims to analyze the government planning and the organizational communication for a strong national creative economy development. In the theoretical framework, this article brings a discussion about creative economy and development and communications in organizations studies. The theoretical framework was applied in a dialectic way to aim the main objective of this study. In methodological terms, this is a theoretical study based on public literature review and documentary research. The interpretive analysis was used to compose the themes that structures the main results found in this article. In this sense, the Governmental Planning for the Creative Economy (GPCE) in Brazil was described and discussed based on the internal and interorganizational communications, having the period of 2011-2014 as a reference. As result, it was concluded that the great contribution of this study relies on the discussion of the planning and communication context of the Brazilian creative economy, starting from the federal government, in terms of the relations and challenges related to the organizational actors involved.
Palavras-chave: Estado
Indústrias Criativas
Relações Públicas
Desenvolvimento
Editor: Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://periodicos.ufpb.br/index.php/rppi/article/view/28261
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17362
Data do documento: 28-Mar-2016
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo265,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.