Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17509
Tipo: Artigo
Título: A retextualização como recurso didático para a produção textual
Autor(es): Bouzada, Cristiane de Paula
Faria, Marta Deysiane Alves
Silva, Adriana da
Abstract: Para as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) de 2006, os alunos devem ser capazes de reconhecer e utilizar textos, tanto orais quanto escritos. Sob essa perspectiva de trabalho textual, relatamos neste artigo uma atividade de produção textual na qual 42 alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal do interior do Rio de Janeiro retextualizaram o gênero textual crônica em outros gêneros textuais orais e escritos. Para tanto, acreditamos que a retextualização como a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos bases. A maioria dos alunos conseguiu se adequar ao gênero retextualizado. A atividade permitiu que os alunos trabalhassem sobre estratégicas linguísticas, textuais e discursivas do texto base e projetá-las em um novo gênero textual. Os resultados sugerem que cabe à educação formal criar condições para que os alunos conheçam e se apropriem de gêneros textuais para torná-los competentes usuários da Língua Portuguesa.
Based on the conception of retextualization as a production of a new text from one or more base texts, we report in this article a writing activity in which public high school students retextualized the genre chronicle into other oral and written genres. The activity allowed students to work on linguistic, textual and discursive strategies from the base text and to project them into a new situation of interaction. The results suggest that it is a responsibility of formal education to create conditions for students to understand and take ownership of textual genres to become competent Portuguese Language users.
Palavras-chave: Gêneros textuais
Retextualização
Produção de texto
Editor: The ESPecialist
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/13174
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17509
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo420,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.