Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17560
Tipo: Artigo
Título: Avaliação dos retornos à escolaridade para trabalhadores do sexo masculino no Brasil
Autor(es): Pereira, Vanessa da Fonseca
Lima, João Eustáquio de
Lima, João Ricardo Ferreira de
Braga, Marcelo José
Mendonça, Talles Girardi de
Abstract: Este artigo avalia os retornos a anos adicionais de estudos para trabalhadores do sexo masculino no Brasil. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2009, e aplicando-se o procedimento de Heckman, mensuram-se as diferenças nos retornos salariais à escolaridade nos meios urbano e rural. Como aspecto de destaque metodológico e contribuição para o conjunto de estudos sobre retornos à escolaridade, tem-se a incorporação das informações do plano amostral nas estimativas. Os resultados mostram diferenciação salarial em função de idade, raça e região geográfica. Em relação à escolaridade, os retornos salariais no meio urbano são maiores que no rural. Adicionalmente, a consideração do plano amostral gera resultados expressivamente diferentes daqueles considerando a PNAD como amostra simples. Torna-se, portanto, necessário incorporar esses aspectos às novas pesquisas baseadas em fontes de dados como a PNAD.
This study aims at evaluating the returns to additional years of education for male workers in Brazil. It applies Heckman's procedure to measure the differences between wage returns to schooling in urban and rural areas, based on data from the National Household Sample Survey (PNAD), for the year 2009. A significant methodological contribution to the literature on returns to schooling has been made by incorporating data sample into the estimation. Results show wage differentiation due to age, race and geographic region; as to education, wage returns in urban areas are bigger than in rural areas. Additionally, the use of a complex sample has produced results that are considerably different from those based on simpler sample. Therefore, it is deemed necessary to incorporate those aspects into new researches based on data from PNAD.
Palavras-chave: Retornos à educação
Qualificação
Amostra complexa
Editor: Revista de Economia Contemporânea
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-98482013000100006
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17560
Data do documento: 22-Fev-2013
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo181,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.