Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17736
Tipo: Artigo
Título: Efeitos da orientação nutricional, de curto prazo, sobre variáveis dietéticas e econômicas de escolares
Autor(es): Ribeiro, Rúbia Daniery Domiciano
Santos, Virgínia Souza
Almeida, Martha Elisa Ferreira de
Abstract: Avaliar os efeitos da orientação nutricional, de curto prazo, sobre variáveis dietéticas e econômicas de escolares. Avaliou-se o tempo da ingestão da alimentação escolar, antes e depois do emprego de orientações nutricionais, de crianças com excesso de peso, e os custos dos alimentos trazidos de casa. Trabalhou-se várias atividades de orientações nutricionais para aumentar o tempo da ingestão alimentar e melhorar a qualidade dos alimentos consumidos durante o recreio escolar. Os valores do tempo de ingestão alimentar foram comparados pelo teste de Wilcoxon, a 5%. O tempo de ingestão da alimentação escolar aumentou (p<0,05) apenas entre os meninos com sobrepeso. Os custos com a alimentação reduziram após a intervenção nutricional na maioria dos avaliados, e ocorreu a substituição dos alimentos com elevados teores de açúcares e gorduras, por aqueles ricos em fibras e vitaminas. Não houve o aumento do tempo da ingestão alimentar na maioria das crianças avaliadas, porém ocorreu um maior consumo de frutas e iogurte, e reduziu-se a ingestão de refrigerantes, bem como os custos com os alimentos oriundos do domicílio.
To evaluate the effects of short-term nutritional orientation on the dietary and economic variables of schoolchildren. The time taken to eat school meals, before and after the use of nutrition guidelines, overweight children, and the costs of food brought from home were evaluated.
Palavras-chave: Orientação nutricional
Crianças
Excesso de peso
Editor: Journal of Health and Biological Sciences
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v4i4.849.p234-239.2016
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17736
Data do documento: 23-Nov-2016
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo257,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.