Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17869
Tipo: Dissertação
Título: Uso de planilhas eletrônicas como ferramentas de apoio ao ensino de matemática
Electronic spreadsheet as educational tools to support mathematical teaching
Autor(es): Santos, Daniel Francisco dos
Abstract: Apresentamos neste trabalho uma abordagem alternativa para temas desenvolvidos na Matemática do ensino médio com o uso de planilhas eletrotônicas. Tomando como base os Conteúdos Básicos Comuns, definidos pela secretaria estadual de educação de Minas Gerais, mostramos que muitos dos tópicos trabalhados neste nível de ensino podem ser desenvolvidos nessas planilhas, como funções, sequências, geometria, contagem e análise de dados. A aplicação em sala de aula, mostrou que a abordagem diferenciada pode levar a um rendimento mais efetivo dos alunos, provocado pela forma de apresentação do conteúdo, em meio informatizado. Observou-se, também, a criação de um ambiente de maior cooperação entre os alunos, devido a seu maior ou menor grau de experiência e conhecimento em informática.
In this work, we present an alternative approach to some high school mathematics subjects using electronic spreadsheets. Based on State of Minas Gerais Common Basic Contents determinations, we show that many of these topics can be developed in such spreadsheets, such as functions, sequences, geometry, counting, and data analysis. The classroom application showed that this approach can lead to a more effective learning. Obtained by presenting the content in a computerized environment. We was also observed the creation of a collaborative environment among students, due to their heterogeneous degree of computer use expertise.
Palavras-chave: Matemática no ensino médio
Ensino de segundo grau
Planilhas eletrônicas
Matemática
CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Matemática
Citação: SANTOS, Daniel Francisco dos. Uso de planilhas eletrônicas como ferramentas de apoio ao ensino de matemática. 2017. 60f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17869
Data do documento: 14-Jul-2017
Aparece nas coleções:Matemática - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo3,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.