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Tipo: Artigo
Título: Perfil de produção e comercialização do ora-pro-nobis em dois contextos regionais de minas gerais: perspectivas de agregação de valor
Autor(es): Pereira, Paulo Roberto Gomes
Souza, Maria Regina de Miranda
Milagres, Cléverson Silva Ferreira
Pereira, Rafael Gustavo Faria
Pinto, Claudia Lucia de Oliveira
Caixeta, Glória Zélia Teixeira
Abstract: Plantas tradicionais como ora-pro-nobis, podem contribuir para a diversificação agrícola e segurança alimentar. A falta de um sistema de produção e comercialização dificulta o seu resgate e disseminação. Objetivou- se identificar o perfil da produção e da comercialização do ora-pro-nobis em três contextos regionais de Minas Gerais, além das possibilidades de agregação de valor ao produto, que motivem e orientem a sua produção e comercialização em bases mais seguras. Nesta pesquisa, caracterizaram-se esses aspectos por meio de visitas a feiras e propriedades em Sabará, Viçosa e Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil. Em Viçosa, os produtores cultivam de 1 a 11 plantas de ora-pro-nobis em locais marginais da propriedade. A oferta de ora-pro-nobis é esporádica, em molhos de 300 a 700 g e preços entre R$ 1,00 a R$ 1,80. Em Sabará, a produção chega a 200 plantas em uma das propriedades selecionadas, onde o produto é vendido em sacos plásticos com 250 g de folhas, de R$ 2,00 a R$ 3,00. O mesmo conteúdo em bandejas de isopor é comercializado por R$ 4,00, em hipermercados de Belo Horizonte. A produção e comercialização de ora-pro-nobis é ainda rudimentar o que dificulta seu estabelecimento como cultura agrícola e produto comercial no contexto avaliado. Os preços praticados, a tradição cultural, o possível aumento de escala, a regularidade de oferta e a apresentação conveniente, em especial o uso de embalagens em saco plástico e bandeja de isopor, agregam valor ao produto proporcionando maior geração de renda. Esses fatores conjugados tornam o ora-pro-nobis uma alternativa atraente de renda e inserção do agricultor familiar no mercado.
Traditional plants as Pereskia aculeata, can contribute to the agricultural diversification and food security. The lack of production and marketing systems hinders the renewal and dissemination. This study aimed to identify the profile of the production and marketing of Pereskia aculeata in regional contexts of Minas Gerais, and opportunities to add value to the product to motivate and guide the production and commercialization. In this research were characterized these aspects by visiting fairs and properties in the cities of Viçosa, Sabará and Belo Horizonte, in Minas Gerais, Brazil. In Viçosa, the farmers cultivate 1 to 11 plants of Pereskia aculeata in marginal local of the properties. Its offer is sporadic, in sprigs of 300 to 700 g, at prices ranging from R$ 1.00 to R$ 1.80. In Sabará the production reached 200 plants. The product is sold in plastic bags with 250 g of leaves, for R$ 2.00 to R$ 3.00. The same content in Styrofoam tray are sold for R$ 4.00 in hypermarkets of Belo Horizonte. The production and commercialization of Pereskia aculeata is still rudimentary, making it difficult to establish it as an agricultural crop and commercial product in the evaluated context. The prices practiced, the cultural tradition, the need to increase the scale, the regularity of the offer and the convenient presentation, the use of plastic bag and Styrofoam cartons, add value to the product by providing greater income generation. These combined factors make the Pereskia aculeata an attractive income and insertion alternative for the family farmer in the market.
Palavras-chave: Hortaliças tradicionais
Comercialização
Produção
Pereskia aculeata Mill.
Editor: Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.21206/rbas.v6i4.365
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17965
Data do documento: 17-Out-2016
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