Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/18053
Tipo: | Artigo |
Título: | Educação transformadora: experiências de participação de uma professora de inglês em um projeto de formação continuada |
Autor(es): | Zolnier, Maria da Conceição Aparecida Pereira Miccoli, Laura Stella |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é descrever as experiências vivenciadas por uma participante no Projeto de Educação Continuada para Professores de Língua Inglesa (PECPLI). Para desenvolver este estudo de caso, os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, entrevistas e anotações de campo, em contexto de observação participante. Os resultados evidenciam que experiências recorrentes de interação acolhedora, aprendizagem significativa, reflexão sobre a prática e disposição para mudanças levam a transformações: na identidade de professora mais segura em sala de aula; nas concepções sobre o ensino e o papel do professor; nas práticas de ensino que se tornam mais direcionadas aos interesses dos estudantes e, por fim, na vida pessoal, com maior prazer no trabalho e consequente superação da depressão. Como contribuição para a área de Linguística Aplicada, este estudo traz implicações para a formação continuada de professores de línguas, destacando a importância desse espaço para relacionamentos de apoio e confiança, onde os participantes possam falar de si para partilhar vitórias e conflitos; espaço de aprendizagem e troca, de forma que se sintam valorizados, possuidores de diferentes formas de conhecimento para partilha. |
Palavras-chave: | Educação continuada Língua Inglesa Experiências de aprendizagem Reflexão Transformações identitárias |
Editor: | Gláuks |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/445 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18053 |
Data do documento: | 31-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | Texto completo | 120,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.