Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/18106
Tipo: Artigo
Título: Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural
Autor(es): Queiroz, Mariana Ribeiro Cardoso
Hollerbach, Joana D’Arc Germano
Abstract: A articulação entre o ensino médio e o ensino profissional brasileiro vem sendo realizada em meio a discussões que ora se pautam pela formação para o trabalho, ora para um ensino de formação geral. No intuito de contribuir para esse debate, este artigo tem por objetivo mapear a formação profissional em nível médio, no município de Viçosa- MG. Pretende-se, ainda, realizar uma breve contextualização da relação do ensino médio com a educação profissional e do incentivo da iniciativa pública para os setores privados. Para realizar esse mapeamento e essa contextualização, foram realizadas entrevistas semiestruturadas além de observação no campo. Por fim, consideramos que esse tema deixa algumas sinalizações, como, a manutenção da dualidade estrutural, a visão de educação profissional ainda como educação para as classes menos favorecidas, e a indicação de que essa modalidade de formação continua sendo muito procurada por aqueles que não tiveram a oportunidade de cursar um nível superior, embora continuem a desejar esse nível na perspectiva de melhores condições de vida.
Palavras-chave: Ensino médio
Educação profissional
Políticas educacionais
Editor: Revista Ibero- Americana de Estudos em Educação
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6861
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18106
Data do documento: Abr-2014
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo57,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.