Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/18374
Tipo: Artigo
Título: A sociologia nos vestibulares: uma análise dos conteúdos da disciplina nos processos seletivos de admissão nas universidades federais do Estado de Minas Gerais
Autor(es): Barbosa, Nara Lima Mascarenhas
Martins, Rogéria
Abstract: O trabalho buscou refletir acerca da consolidação da sociologia enquanto campo disciplinar, através da análise do modo como seus conteúdos foram cobrados nos processos seletivos de admissão ao Ensino Superior. A pesquisa analisou as provas de admissão de onze Universidades Federais de Minas Gerais, como também as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, no período de 2009 a 2013. O trabalho foi realizado por uma pesquisa qualitativa, através da técnica de análise dos conteúdos aplicados nesses exames. Em razão das fronteiras estreitas entre os conteúdos da sociologia e demais conteúdos de outras disciplinas aplicadas aos exames (história, filosofia e geografia), os conteúdos da sociologia foram previamente categorizados por conteúdos dispersos e específicos, de modo a caracterizar seu estabelecimento nos exames de acesso ao ensino superior.
The work seeks to reflect on the consolidation of sociology as a disciplinary field, by analyzing how its contents were charged in the admission selection processes to Higher Education. Therefore, we analyzed the evidence of admission of eleven Federal University of Minas Gerais, as well as evidence from the National Survey of Secondary Education - ENEM, from 2009 to 2013. The study was conducted through a qualitative research, by means of the content analysis technique. For operational purposes the analysis of evidence used the categories "dispersed" and "specific" to classify the form of sociology of content found in surveys. During the search there was a slow progression, but gradually the specific contents of sociology in selection processes. Although dispersed manner assumed a more urgent character, knowledge about the thematic content of sociology, particularly in matters relating to disciplines from other areas of the humanities, there is no denying the modest growth of sociology in these spaces.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia
Ensino Superior
Conteúdos Curriculares
Editor: Em Tese
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p124
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18374
Data do documento: 5-Jul-2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo940,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.