Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/19929
Tipo: Artigo
Título: Discriminação da função de produção e elasticidades de substituição de fatores na agropecuária do estado de Minas Gerais
Autor(es): Baptista, Antonio José Medina dos Santos
Castro, Eduardo Rodrigues de
Teixeira, Erly Cardoso
Abstract: Neste estudo, objetivou-se analisar, a função de produção agregada da agropecuária do Estado de Minas Gerais. Em duas etapas, primeiramente agruparam-se os municípios em termos da eficiência produtiva, utilizando para tanto a abordagem não-paramétrica de análise envoltória de dados. Numa segunda etapa, de posse dos grupos eficientes e dos ineficientes, ajustou-se uma função de produção agregada na forma funcional translog, cujos parâmetros foram estimados por mínimos quadrados ordinários. Este artigo indica um procedimento analítico que possa subsidiar a estimação de funções de produção mais coerentes com a realidade, no sentido de que relaxa o pressuposto neoclássico de que as unidades de produção são eficientes. Os resultados foram coerentes, uma vez que se pôde discriminar os municípios relativamente ineficientes e identificar a diferença nas elasticidades da produção e de substituição dos fatores dos diferentes grupos. Uma das principais conclusões é que é necessário discriminar a função de produção de acordo com o nível de eficiência produtiva, bem como calcular a elasticidade de substituição em cada ponto da amostra para testar as condições de regularidade da função.
Palavras-chave: Função de produção agregada
Eficiência técnica
Elasticidade de substituição
Municípios de Minas Gerais
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.rea.ufv.br/index.php/rea/article/view/32
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/19929
Data do documento: 25-Mai-2004
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo61,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.