Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20008
Tipo: Artigo
Título: Alternativas de políticas comerciais para o agronegócio brasileiro sob diferentes pressuposições de retornos à escala
Autor(es): Campos, Antônio Carvalho
Gurgel, Ângelo Costa
Abstract: Este trabalho procura determinar os impactos de diferentes opções de política comercial, sob pressuposições alternativas de retornos à escala e natureza da competição, nos segmentos industriais, com ênfase especial nas indústrias ligadas ao agronegócio. O modelo de equilíbrio geral aplicado, GTAPinGAMS, é usado para implementar as simulações. Os resultados sugerem que os ganhos de bem-estar tenham sido superiores no modelo que considera as imperfeições de mercado. As variações setoriais na rodução, importações e exportações foram levemente diferentes em magnitudes e sinais, sob pressuposições alternativas de estruturas de mercados, e dependentes da política comercial implementada. As diferentes medidas de política comercial permitem o aproveitamento de economias de escala e a redução do markup na maioria das indústrias, com evidências nos efeitos de racionalização e procompetitivos.
Palavras-chave: Política comercial
Economias de escala
Equilíbrio geral
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistarea.ufv.br/index.php/rea/article/view/7
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20008
Data do documento: 31-Mar-2003
Aparece nas coleções:Economia Rural - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo69,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.