Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20045
Tipo: Artigo
Título: Biodigestores para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa pela bovinocultura na região sudeste, Brasil
Autor(es): Garcia Junior, Luiz Claudio
Pires, Marcel Viana
Cunha, Dênis Antônio da
Abstract: Estudos recentes vêm buscando relacionar os problemas das emissões de gases causadores de efeito estufa (GEEs) com a produção agropecuária. O presente trabalho buscou responder quanto a adoção de biodigestores na bovinocultura contribui para a mitigação dos GEEs e qual será o impacto econômico decorrente dessa adoção. Assim, objetivou-se quantificar a emissão dos principais GEEs relacionados à bovinocultura (CH 4 e N 2 O) na região Sudeste do Brasil e verificar o potencial de mitigação dos GEEs pela adoção de biodigestores. Os resultados apontaram que a utilização do biodigestor como estratégia de tratamento de dejetos animais diminui a emissão de GEEs na atmosfera. A redução geral de emissão de GEEs é de 15.347.045,33 tCO 2 eq/ano, o que equivale a aproximadamente 40% de redução em comparação à emissão total calculada, considerando a fermentação entérica. Demonstra-se, dessa forma, que, com a adoção do biodigestor, as propriedades poderão ter benefícios econômicos e socioambientais.
Palavras-chave: Bovinocultura
Biodigestor
Gases de Efeito Estufa
Mitigação
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistarea.ufv.br/index.php/rea/article/view/355
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20045
Data do documento: 21-Out-2016
Aparece nas coleções:Economia Rural - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.