Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20075
Tipo: Artigo
Título: Proposta locacional para unidades de processamento de mamona pela agricultura familiar, no centro norte do estado da Bahia
Autor(es): Sartori, Marco Antônio
Lima, Fátima Machado de Souza
Perez, Ronaldo
Rocha, Mauro Nacif
Martins, Danielle Dias Sant’Anna
Abstract: Este trabalho avalia locais para instalação de unidades de produção de óleo vegetal de mamona na região centro-norte do estado da Bahia. Na região existem 55 municípios produtores de mamona, e a cidade de Candeias será o destino do óleo vegetal produzido, em razão da instalação da unidade de produção de biodiesel da PETROBRAS. Com a finalidade de garantir a participação da agricultura familiar, o estudo considera unidades de processamento de pequena escala, com capacidades de processamento de 7,5 e 22,5 toneladas/dia de mamona. Para a solução, desenvolveu-se um modelo matemático, utilizando o software XPRESS MP Release, 2007, considerando as produções nos municípios, as distâncias entre as áreas de produção agrícola e as cidades candidatas ao esmagamento, e destas até a usina de produção de biodiesel. Como resultado, obteve-se a indicação de oito cidades potenciais para instalação de plantas de produção de óleo vegetal, de forma a minimizar o custo logístico.
Palavras-chave: Localização
Óleo de mamona
Custos de transporte
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistarea.ufv.br/index.php/rea/article/view/145
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20075
Data do documento: 28-Nov-2008
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo125,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.