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Tipo: Artigo
Título: Representações sociais e trajetórias escolares de jovens e adultos assentados do Projeto Educação, Campo e Consciência Cidadã
Autor(es): Silva, Lourdes Helena da
Abstract: Esse artigo é um dos resultados do Programa de Estudos “Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária”, cujo objetivo é analisar os impactos, avanços e limitações do Projeto “Educação, Campo e Consciência Cidadã”, realizado em assentamentos e acampamentos da reforma agrária em Minas Gerais, no âmbito do PRONERA. Nele analisamos as trajetórias escolares dos educandos e suas representações sociais sobre o processo educativo vivenciado no Projeto. A noção de representação social em Moscovici (1978) assumiu uma centralidade no estudo que, por sua vez, foi explorada em articulação com a noção de trajetória em Bourdieu (1994). Em termos metodológicos, utilizando as orientações da pesquisa qualitativa, conjugamos como procedimentos técnicos de coleta de dados a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. As análises, realizadas sob orientações do Método de Análise de Conteúdo, revelaram trajetórias escolares marcadas por difi culdades, ressentimentos e frustrações diversas, ao contrário das representações sobre o Projeto, marcadas por uma valorização das relações e práticas educativas vivenciadas no cotidiano das salas de aula.
The present article results from the Program “Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária” (Education of Youth and Adults in Areas of Land Reform). It aims to evaluate the impacts, advances and hindrances of the Project “Educação, Campo e Consciência Cidadã” (Education, Field and Citizenship Awareness), carried out in settlements and camping sites of land reform in Minas Gerais, under the PRONERA. It analyzes school trajectories of students and their social representations of the educational process experienced in the Project. The concept of social representation of Moscovici (1978) assumed a central role in the study and was investigated together with th e concept of trajectory of Bourdieu (1994). Following the orientations of the qualitative research methodology, questionnaires and semi-structured interviews were applied for data collection. The analyses, carried out according to the Method of Content Analysis, revealed school trajectories marked by diffi c ulties, resentments and many frustrations, in opposition to the representations a bout the Project, which evidenced their appreciation of the educational relations and practices experienced in everyday classrooms.
Palavras-chave: Representações sociais
Trajetórias escolares
PRONERA
Editor: Educação em Perspectiva
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/11
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20090
Data do documento: Jan-2010
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