Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20287
Tipo: Artigo
Título: Avaliação técnica e econômica do harvester em diferentes condições operacionais
Autor(es): Burla, Everson Ramos
Fernandes, Haroldo Carlos
Machado, Carlos Cardoso
Leite, Daniel Mariano
Bernardes, Amanda Mirelle
Abstract: Este estudo foi conduzido em povoamentos de eucalipto de uma empresa florestal situada no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de avaliar técnica e economicamente a máquina colhedora de árvores Harvester em diferentes condições de declividade do terreno e produtividade florestal. A análise técnica consistiu de um estudo de tempo e movimentos com o objetivo de identificar os elementos do ciclo operacional da máquina, bem como suas variações em função da declividade do terreno e produtividade florestal. A análise econômica consistiu na determinação dos custos operacionais. A declividade do terreno foi estratificada em plana, ondulada e acidentada, e a produtividade florestal em baixa, média e alta. Foi utilizada a amostragem casual simples em nove diferentes situações relacionando a declividade e a produtividade florestal. Foi determinado o tempo gasto para a máquina processar e calculado o rendimento em todas as situações. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que o rendimento diminui com o aumento da declividade e aumenta com o aumento do volume individual das árvores até um ponto máximo, a partir do qual tende a diminuir.
This study was done in a eucalypt plantation of the Minas Gerais state forestry company, to technically and economically evaluate a harvester machine in different terrain slopes and forestry yield. The technical analysis involved time and movements to identify the operational cycle elements and their variations due to the terrain slopes and yield. The economical analysis involved determining operational costs. The terrain slope was classified as flat, wavy and rough and the plantation was divided into low, medium and high yield plots. The simple random sampling was used in nine different situations related to slope and yield. The time spent to process each plot and its yield was determined. The data showed that harvester’s yield decreases with the increasing slope, but increases with increasing individual tree volume to certain point and then tends to decrease.
Palavras-chave: Mecanização
Colheita florestal
Custo operacional
Editor: Engenharia na Agricultura
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://reveng.ufv.br/index.php/reveng/article/view/202
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20287
Data do documento: 7-Out-2011
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo877,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.