Locus  

Navegação Educação por data do documento

Navegação Educação por data do documento

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • Giardini, Bárbara Lima; http://lattes.cnpq.br/9866024398242553 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2011-02-25)
    Este trabalho de dissertação tem como objetivo analisar a qualidade da formação continuada de professores no Programa Pró-Letramento: Mobilização pela qualidade da educação . Especificamente, apontar coerência e/ou ...
  • Siqueira, Camila Zucon Ramos de; http://lattes.cnpq.br/2157880794731462 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2011-03-24)
    Essa dissertação trata dos cursinhos pré-vestibulares populares no Brasil. Mais especificamente acerca de dois grupos articuladores dessas experiências: o Movimento dos Sem-Universidade MSU e a Educação e Cidadania para ...
  • Silva, Claudete de Freitas da; http://lattes.cnpq.br/0373746053701565 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2011-03-31)
    Neste estudo, procuramos compreender o processo de aprendizagem profissional de docentes universitários, mais especificamente, quanto aos saberes que estes docentes vão elaborando e/ou reelaborando em programas de ...
  • Pedrosa, Michelha Vaz; http://lattes.cnpq.br/1408416309984883 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2011-04-12)
    A presente pesquisa objetivou investigar como as mães representam a entrada da criança de seis anos no Ensino Fundamental, assim como a representação que têm da alfabetização nas turmas de seis anos, buscando verificar se ...
  • Ferrari, Clara Teixeira; http://lattes.cnpq.br/3570198774831465 (Universidade Federal de Viçosa, 2011-04-20)
    O conceito de território encontra-se presente em diversos campos do conhecimento, contribuindo para debates nas ciências políticas, humanas e da natureza. No campo educacional, tem emergido com mais frequência em estudos ...
  • Mendonça, Ana Paula Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8142365884998579 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2011-05-02)
    A pesquisa teve como objeto de estudo a implementação da legislação de cunho antirracista por uma escola pública de ensino fundamental. Buscou-se compreender como a temática étnico-racial era implementada, inferindo sobre ...
  • Aquino, Soraia Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/0591914514155828 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2011-05-06)
    Esta pesquisa teve por objetivo identificar as Representações Sociais dos egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) nos espaços educativos formais e não formais de atuação do Pedagogo. ...
  • Reis, Anna Carolina de Lazzari; http://lattes.cnpq.br/3106178570120337 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2011-05-19)
    O presente trabalho possui como principal objetivo conhecer as representações sociais de professores em exercício, egressos do curso de Pedagogia, com até seis anos de formação, sobre o ser professor , visando a compreensão ...
  • Souza, Maria José de; http://lattes.cnpq.br/1051132599254814 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2011-05-31)
    Esta dissertação tem como objetivo analisar o processo de eleição para diretor escolar em escolas estaduais de Urucânia, na Zona da Mata Mineira e as suas implicações para a comunidade escolar. Apresenta uma análise do ...
  • Martins, Raisa Maria de Arruda; http://lattes.cnpq.br/0330124122903433 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2011-06-01)
    A ampliação do acesso à educação superior, no Brasil, tem sido temática de discussões acadêmicas e políticas. Na história da educação brasileira, destaca-se que os últimos vinte anos registraram uma grande expansão desse ...
  • Moura, Regina Celi Alvarenga de; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2011-06-28)
    Esta dissertação de mestrado insere-se em um contexto de discussão sobre os programas e projetos educacionais gestados no âmbito das políticas públicas, que têm sido efetivados no meio rural brasileiro nas últimas décadas. ...
  • Santana, Kátia de Cássia; http://lattes.cnpq.br/4608666480559199 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2011-08-05)
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar se, a partir do recebimento de recursos oriundos do PDDE, duas escolas de Viçosa, com IDEB abaixo e acima da média nacional, apresentaram novos modos de gestão com vistas ao ...
  • Soares, Leililene Antunes; http://lattes.cnpq.br/4542425452325577 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2012-01-18)
    O presente estudo objetivou analisar a prática pedagógica dos tutores presenciais do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica. Além de compreender o papel e atribuições, buscamos identificar as mediações ...
  • Evangelista, Maria Tereza Fernandino; http://lattes.cnpq.br/9507227476816978 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2012-03-30)
    O presente estudo pretendeu analisar os significados atribuídos à avaliação da aprendizagem por professores e, ainda, investigar os desdobramentos dos resultados das avaliações de disciplinas na reestruturação das mesmas ...
  • Teixeira, Fabiana Cristina; http://lattes.cnpq.br/5736195857704652 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2012-05-30)
    O presente estudo pretende investigar como se dá a construção dos saberes docentes por professores formadores de uma universidade federal do interior de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio das narrativas ...
  • Faria, Ana Lucia Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8595484584340636 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2012-06-04)
    Esta pesquisa teve a proposta de analisar como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que visa a alfabetização e a escolarização em convênio com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), foi constituída ...
  • Matias, Bárbara Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9998425315599374 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2012-06-12)
    Os professores possuem uma importante função dentro da escola e da sociedade, como, por exemplo, transmitir a cultura e os conhecimentos produzidos ao longo do tempo, no sentido de garantir o desenvolvimento da humanidade, ...
  • Alvarenga, Fernando Marques; http://lattes.cnpq.br/8302449596418454 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2012-06-20)
    O presente estudo objetivou analisar a formação de professores no curso de Letras de uma universidade pública, compreender quais saberes são pertinentes a esta formação e como se dá a articulação da teoria e da prática no ...
  • Maciel, érica Miranda; http://lattes.cnpq.br/1340624999972388 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2012-08-15)
    As instituições educativas e os profissionais que nela atuam são desafiados permanentemente a reconstruírem seus saberes, para que possam acompanhar as mudanças de uma sociedade em constante processo de transformação. ...
  • Cassuce, Fernanda Rosado Coelho; http://lattes.cnpq.br/1015732375729406 (Universidade Federal de ViçosaBREducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativasMestrado em EducaçãoUFV, 2012-08-29)
    O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de reversão do regime de ciclos para o regime seriado na rede municipal de Ponte Nova, Minas Gerais. Especificamente pretendeu-se: identificar os fatores que ...

Buscar no Repositório


Navegar

Minha conta