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Tipo: Dissertação
Título: Determinantes da evasão universitária: Estudo de caso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba
Determinants of university evasion: Case study in the undergraduate courses of the Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba
Autor(es): Mendonça, Ionice Oliveira
Abstract: Concomitantemente à recente expansão do Ensino Superior no Brasil, verifica-se crescentes percentuais de evasão, na qual evidenciam-se perdas sociais e econômicas, principalmente no setor público. Em busca das motivações a esse crescente número, a pesquisa buscou identificar quais as causas da evasão de cursos verificada na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, no período de 2010 a 2016. Trata-se de uma pesquisa explicativa, caracterizada como estudo de caso, utilizando-se de métodos mistos de análise. Os dados quantitativos de evasão foram obtidos pelo Sistema de Apoio ao Ensino e questionário socioeconômico. Na abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com os alunos evadidos. Para complementar os resultados da pesquisa, foram analisadas as concessões de auxílio estudantil, obtidas através do Serviço de Assistência Estudantil. Os resultados mostram que a evasão geral média no período analisado foi de 53,1%, sendo os maiores índices verificados nos anos de 2012 e 2013. O curso de Engenharia Civil apresenta o menor percentual médio de evasão e o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos o maior percentual. O perfil do evadido, com base nos dados gerais, é caracterizado por homens e mulheres em proporções aproximadas, com idade média de 21,6 anos, provenientes do ensino médio público com origem no estado de Minas Gerais. Obtiveram entre 6 e 10 reprovações, com coeficiente de rendimento negativo, com média de 3,6 semestres cursados. As evasões ocorreram com maior frequência ao final no segundo semestre letivo e a forma de evasão foi o abandono do curso. Seu perfil socioeconômico e cultural é caracterizado por pessoas brancas, solteiras e sem filhos, que vivem em organizações familiares compostas por quatro pessoas, com renda familiar de até sete salários mínimos, o grau mais alto de instrução dos pais é o ensino médio completo. Os entrevistados sentiram identificação com o curso, receberam apoio para permanência, se adaptaram à rotina universitária, com bom relacionamento com professores, avaliação positiva da estrutura física, rendimento abaixo da média, e metade dos entrevistados foram alunos trabalhadores. Os motivos para terem evadido são de ordem pessoal, sendo a experiência no curso de graduação válida. Conclui-se que alguns cursos merecem atenção especial quanto a inserção e viabilidade de oferecimento e que é preciso trabalhar para conter a evasão, oferecendo maior suporte aos alunos ingressantes, bem como melhorias estruturais, de pessoal, e na gestão didático-pedagógica, para que tais fatores impactem positivamente na decisão do ingressante permanecer na Universidade
Concurrently with the recent expansion of Higher Education in Brazil, there are increasing percentages of evasion, in which social and economic losses are evidenced, mainly in the public sector. In search of the motivations for this growing number, the research sought to identify the causes of course evasion verified at the Federal University of Viçosa - Rio Paranaíba Campus, from 2010 to 2016. This is an explanatory research, characterized as a study of case, using mixed methods of analysis. The quantitative data of evasion were obtained by the Teaching Support System and socioeconomic questionnaire. In the qualitative approach, interviews with the evaded students were carried out. To complement the research results, the student aid grants obtained through the Student Assistance Service were analyzed. The results show that the average overall drop in the period analyzed was 53.1%, with the highest indices being verified in the years 2012 and 2013. The Civil Engineering course presents the lowest average percentage of evasion and the Science and Technology course Food the highest percentage. The profile of the evader, based on the general data, is characterized by men and women in approximate proportions, with a mean age of 21.6 years, coming from public high school with origin in the state of Minas Gerais. They obtained between 6 and 10 failures, with negative coefficient of yield, with average of 3.6 completed semesters. The evasions occurred more frequently at the end in the second semester and the form of avoidance was the abandonment of the course. Its socioeconomic and cultural profile is characterized by white, single and childless people living in four-person family organizations with a family income of up to seven minimum wages, the highest level of education of the parents is full high school. Respondents felt identification with the course, received support for permanence, adapted to university routine, with good relationship with teachers, positive evaluation of the physical structure, below average income, and half of the interviewees were working students. The reasons for escaping are personal, and experience in the undergraduate course is valid. It is concluded that some courses deserve special attention on the insertion and feasibility of offering and that work must be done to contain the evasion, offering more support to the students, as well as structural improvements, personnel, and didactic-pedagogical management, so that such factors positively affect the decision of the student to stay in the University
Palavras-chave: Evasão
Ensino superior
Graduação
CNPq: Políticas Públicas
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Administração
Citação: MENDONÇA, Ionice Oliveira. Determinantes da evasão universitária: Estudo de caso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20733
Data do documento: 26-Jun-2018
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