Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20839
Tipo: Artigo
Título: Avaliação da divergência genética em uma população amazônica de cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum (Wild ex Spreng) Schuin) por procedimentos multivariados
Autor(es): Regazzi, Adair José
Machado, Glória Maria Escalante
Viana, José Marcelo Soriano
Cruz, Cosme Damião
Granate, Maria José
Abstract: O cupuaçuzeiro é uma fruteira amazônica que produz frutos industrializáveis em forma de compotas, doces, chocolate, sucos e cosméticos, o que justifica a importância de pesquisas visando ao seu melhoramento genético. Para avaliar a divergência genética intrapopulacional, foi utilizado um experimento com 20 progênies de meios-irmãos no delineamento de blocos casualizados completos, com três repetições, em três safras sucessivas no ano agricola 96-97, conduzido na Fazenda experimental da Faculdade de Ciências Agrárias do Amazonas, em Manaus, AM. Foram avaliadas sete características relevantes para o melhoramento da espécie. As técnicas empegadas foram análise de variância multivariada, análise por variáveis canônicas e análise de agrupamento com distância generalizada de Mahalanobis e o método de Tocher. A análise de variância multivariada foi eficiente na avaliação das progênies, evidenciando a presença de variabilidade genética. As duas Maneiras variáveis canônicas concentram mais de 80%.
Palavras-chave: Melhoramento genético
Variáveis canônicas
Distância de Mahalanobis
Método de Tocher
Editor: Revista Ceres
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.ceres.ufv.br/ojs/index.php/ceres/article/view/2810
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20839
Data do documento: Mai-2002
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo869,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.