Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/21168
Tipo: Artigo
Título: O uso da montagem e de estrangeirismos em Memórias Sentimentais de João Miramar
Autor(es): Ferreira, Geraldo Generoso
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre o uso da montagem e de estrangeirismos em Memórias Sentimentais de João Miramar. A obra de Oswald de Andrade é uma crítica e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre a influência estrangeira no Brasil. Através de uma visão antropofágica, o autor propõe ainda uma nova ordem ao romance brasileiro, usando-se para isso a técnica da montagem cinematográfica. Trata-se de uma obra vanguardista em que o experimentalismo lingüístico e estético são observados de maneira crítica.
The present work had aimed to reflect about the use of the assembly and the foreign terms in Memórias Sentimentais de João Miramar. The Oswald de Andrade’s work is a critic and at the same time, a reflection about the foreign influence in Brazil. Through an anthropophagic point of view, the author proposes a new sequence to the Brazilian Novel, using the technique of cinematographic assembly. It is an avant-garde work, where the linguistic experimentalism and aesthetic are observed in a critic way.
Palavras-chave: Literatura
Modernismo
Antropofagia
Editor: Revista Ponto de Vista
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.coluni.ufv.br/revista-antiga/?area=volumes_01
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21168
Data do documento: Jan-2004
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo60,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.