Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/22362
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudando sobre os números racionais no ensino fundamental Studying about rational numbers in elementary school |
Autor(es): | Marcelino, Alcione Ludgério |
Abstract: | O Ensino da Matemática, de acordo com a realidade brasileira, requer uma atenção especial aos conteúdos básicos. Segundo Boulos (2001), “[...]a compreensão de determinadas disciplinas fica prejudicada pela falta de conhecimentos básicos[...]”. Considerando essa idéia, buscou-se, neste trabalho, abordar o estudo dos números racionais no ensino fundamental, destacando, numa linguagem simples, a definição, as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão e suas propriedades. Para tanto, o trabalho foi organizado e elaborado em etapas: aplicação de um questionário-diagnóstico a alunos do 5º ano; apresentação dos resultados obtidos; promo ̧cão de oficina de números racionais, por meio do software Geogebra; análise dos resultados da oficina; entrevistas semi-estruturadas com professores de Matemática e sua análise; exposição da abordagem do conjunto dos números racionais em seis livros didáticos e as considerações finais. The teaching of mathematics, according to the Brazilian reality, requires special attention to the basic contents. According to Boulos (2001) , “[...]the comprehension of certain disciplines is hindered by the lack of basic knowledge[...]”. Considering this idea, this work seeks to approach the study of rational numbers in elementary school, highlighting, in a simple language, the definition of the rational numbers, adding, subtracting, multiplying, dividing and their proprieties. The work has been developed through the stages: an application of a diagnostic-questionnaire on 5th grade students; study of the results; a Workshop of rational numbers, utilizing the Geogebra software; analysis of the results after the application of the workshop; a simple interview with math teachers, about teaching of rational numbers; exposition of the way in which the set of rational numbers is presented in learning books; and final considerations. |
Palavras-chave: | Números racionais Matemática (Ensino fundamental) |
CNPq: | Matemática |
Editor: | Universidade Federal de Viçosa |
Titulação: | Mestre em Matemática |
Citação: | MARCELINO, Alcione Ludgério. Estudando sobre os números racionais no ensino fundamental. 2018. 50 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22362 |
Data do documento: | 29-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Matemática - Mestrado Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
texto completo.pdf | texto completo | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.