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Plano de dados abertos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

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dc.contributor.advisor Costa Filho, Custódio Genésio
dc.creator Nunes, Vivian Kelly Andaki
dc.date.accessioned 2018-11-26T13:39:46Z
dc.date.available 2018-11-26T13:39:46Z
dc.date.issued 2018-07-16
dc.identifier.citation NUNES, Vivian Kelly Andaki. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2018. pt-BR
dc.identifier.uri http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22591
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo geral avaliar a elaboração e implantação do Plano de Dados Abertos (PDA) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF).Para isso, teve como objetivos específicos: analisar a metodologia de elaboração e de implantação do PDA nos lFs, identificando fatores dificultadores e facilitadores; analisar a compatibilidade entre as demandas da sociedade e os dados priorizados para abertura pelos IFS; subsidiar os órgãos públicos que ainda não atenderam à legislação, em especial o IFMG, com orientações para a elaboração e implantação do PDA, e identificar, na percepção dos servidores, o alcance e a capacidade do PDA em promover a transparência, o controle social e a qualidade na gestão pública. O estudo foi conduzido sob o paradigma funcionalista, com abordagem qualitativa e finalidade descritiva, por meio de estudo de caso múltiplo . A unidade de análise foi composta pelos Ifs e a coleta de dados foi realizada via pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Para isso, foi utilizada a Análise de Conteúdo para análise dos dados coletados. Conclui-se que os PDAs foram elaborados para atender aos órgãos de controle e que, as maiores dificuldades encontradas estão relacionadas a aspectos humanos, como motivação para apoiar as atividades; conhecimento sobre dados abertos; priorização das atividades da comissão em relação a outras demandas. Foi possível observar que há compatibilidade entre os dados disponibilizados pelos Ifs e as demandas da sociedade. Na percepção dos servidores, o maior reflexo do PDA foi na melhoria da gestão publica, com maior cuidado no preparo das informações para serem publicadas e também no uso dos dados para a tomada de decisões. pt-BR
dc.description.abstract The objective of this work was to evaluate the elaboration and implementation of the Open Data Plan (PDA) in the Federal Institutes of Education, Science and Technology (FI). The present study aimed to: analyze the methodology of elaboration and implantation of the PDA in the Fls, identifying factors that facilitate and hinder this process; analyze the compatibility between the demands of the society and the data prioritized for opening by the Fls; subsidize public agencies that have not yet complied with the legislation, especially the lFMG, with guidelines for the elaboration and implementation of the PDA, and identify, in the perception of the servers, the scope and capacity of the PDA to promote transparency, social control and quality in public management. The study was conducted under the functionalist paradigm, with a qualitative approach and descriptive purpose, through a multiple case study. The unit of analysis was composed by the Fls and data collection was done through documentary research and semi-structured interview. For this, the Content Analysis was used to analyze the data collected. lt was concluded that the PDAs were designed to meet the control bodies and that the greatest difficulties are related to human aspects, such as motivation to support activities; knowledge about open data; prioritization of the committee's activities in relation to other demands. It was possible to observe that there is compatibility between the data made available by Fls and the demands of society. ln the perception of the servers, the biggest reflection of the PDA was in the improvement of the public management, with greater care in the preparation of the information to be published and also in the use ofthe data for the decision making. en
dc.language.iso por pt-BR
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.rights Acesso Aberto pt-BR
dc.subject Dados abertos pt-BR
dc.subject Governo aberto pt-BR
dc.subject Transparência pt-BR
dc.title Plano de dados abertos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia pt-BR
dc.title Open data plan at the Federal Institutes of Education, Science and Technology en
dc.type Dissertação pt-BR
dc.subject.cnpq Administração Publica pt-BR
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/0524825295144650 pt-BR
dc.degree.grantor Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.degree.department Departamento de Administração e Contabilidade pt-BR
dc.degree.program Mestre em Administração pt-BR
dc.degree.local Rio Paranaíba - MG pt-BR
dc.degree.date 2018-07-16
dc.degree.level Mestrado pt-BR


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