Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/22810
Tipo: Artigo
Título: Determinação e análise de coeficiente de descarga de um tubo de venturi com auxílio de um sensor de diferença de pressão MPX5050
Autor(es): Barros, Gabriel Garnica
Rosa, Henrique Marcio Pereira
Abstract: Este artigo analisa a utilização de um sensor de diferença de pressão do tipo MPX 5050 na determinação do coeficiente de descarga de um tubo de Venturi. Para realizar o estudo foi determinado o coeficiente de descarga manualmente com o auxilio de um manômetro em U, assim tornando possível um analise comparativa com os resultados obtidos com o sensor. Os resultados mostraram que o coeficiente determinado pelo sensor teve um erro de mais ou menos cinco por cento em relação a referência. O resultado confere ao sensor confiabilidade aceitável, para aplicações de precisão proporcional ao erro encontrado, assim abrindo espaço para o uso na automatização de sistemas fluidomecânicos associados a um ou mais tubos de Venturi e no uso para a determinação do coeficiente de outros dispositivos.
This paper analyzes the use of a MPX5050 sensor in the determination of the discharge coefficient of a Venturi tube. In order to carry out the study, the discharge coefficient was manually measured with aid of a U-tube manometer, thus comparative analysis with the results obtained with the sensor was possible. The results showed that the coefficient determined by the sensor had an error of plus or minus five percent over the reference. The result confers to the sensor acceptable reliability, for applications of precision proportional to the error found, as well as allow further use in the automation of fluid-mechanical systems associated with one or more Venturi tubes and in the use for the determination of the coefficient of other devices.
Palavras-chave: Venturi
Vazão
Sensor
Flow
Sensor
Pressure
Discharge
Pressão
Descarga
Editor: The Journal of Engineering and Exact Sciences
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://doi.org/10.18540/jcecvl4iss2pp0225-0228
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22810
Data do documento: Dez-2018
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfartigo928,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.