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Gestão por Competências no setor público: Identificação de competências individuais na pró-reitoria de gestão de pessoas da Universidade Federal de Juiz de Fora

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dc.contributor Silva, Fernanda Cristina da
dc.contributor Marra, Adriana Ventola
dc.contributor.advisor Baêta, Odemir Vieira
dc.creator Ferreira, Jander Ângelo Diogo
dc.date.accessioned 2019-01-09T12:25:40Z
dc.date.available 2019-01-09T12:25:40Z
dc.date.issued 2018-10-25
dc.identifier.citation FERREIRA, Jander Ângelo Diogo. Gestão por Competências no Setor Público: Identificação de competências individuais na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018. 211 f. (Dissertação/Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2018. pt-BR
dc.identifier.uri http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22951
dc.description.abstract O executivo federal instituiu, por meio do Decreto no 5.707/06, o Sistema de Gestão por Competências como modelo para a gestão de pessoas, devido ao seu sucesso em organizações públicas e privadas. Esta ferramenta visa adequar as competências dos servidores aos propósitos dos órgãos e entidades, por meio de capacitação e desenvolvimento permanentemente do quadro funcional das instituições públicas, para melhorar a qualidade dos serviços prestados e auxiliar no cumprimento dos objetivos estabelecidos. Partindo-se desta preocupação, este trabalho buscou identificar as competências relevantes para as funções exercidas pelos Assistentes em Administração lotados na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especificamente, adotou-se a Coordenação de Administração de Pessoal como estudo de caso, devido à facilidade de acesso às informações e aos servidores, além da pesquisa de cunho descritivo e aplicado, motivo pelo qual a abordagem qualitativa foi predominante. Para a coleta de dados, foi adotada a evocação de palavras, pesquisa documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas com doze ocupantes do cargo, três gerentes e dois diretores. Na avaliação destes elementos, foi empregada a técnica análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). A pesquisa possibilitou levantar e descrever dez competências individuais comuns para as atribuições da Coordenação, além de competências necessárias para o futuro próximo. As referidas competências foram descritas enquanto comportamentos passíveis de observação no trabalho, juntamente ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias. Verificou-se ainda as condições do ambiente de trabalho no setor e fatores motivacionais que podem interferir na criação, desenvolvimento e mobilização das competências pelos servidores. pt-BR
dc.description.abstract The federal executive power, through Decree No. 5.707/06, established the Competency-Based Management System as the model for personnel management, due to its successful results in public and private organizations. This tool aims to adapt the competencies of the civil servants to the purposes of agencies and entities, by providing training and permanent development for employees of public institutions, so as to improve the quality of the services rendered and help them achieve the established goals. Therefore, this work sought to identify the relevant competencies for the tasks carried out by the Administrative Assistant at the Office of the Personnel Management Dean, at the Universidade Federal de Juiz de Fora. The Personnel Management Coordination was adopted as a case study, due to the ease of access to information and servants. A descriptive and applied research was also carried out, which explains the prevalence of the qualitative approach. Word recall, documentary research, non-participant observation and semi-structured interviews were used for data collection from twelve occupants of the position, three managers and two directors. The content analysis technique proposed by Bardin (2011) was employed for the analysis of these elements. The research made it possible to discover and describe ten individual competencies common to the Coordination assignments, as well as the skills needed in the near future. These competencies were described as observable behaviors at work, together with the set of knowledge, skills and attitudes required. We also verified the conditions of the workplace in that sector and the motivational factors that may affect civil servants in the creation, development and mobilization of competencies. en
dc.language.iso por pt-BR
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.rights Acesso Aberto pt-BR
dc.subject Gestão por Competências pt-BR
dc.subject Descrição de competências pt-BR
dc.subject Administração Pública pt-BR
dc.title Gestão por Competências no setor público: Identificação de competências individuais na pró-reitoria de gestão de pessoas da Universidade Federal de Juiz de Fora pt-BR
dc.title Competency-Based Management in the Public Sector: Identification of individual competencies in the Office of the Personnel Management Dean of the Universidade Federal de Juiz de Fora en
dc.type Dissertação pt-BR
dc.subject.cnpq Administração Publica pt-BR
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/2687220630267629 pt-BR
dc.degree.grantor Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.degree.department Departamento de Administração e Contabilidade pt-BR
dc.degree.program Mestre em Administração pt-BR
dc.degree.local Rio Paranaíba - MG pt-BR
dc.degree.date 2018-10-25
dc.degree.level Mestrado pt-BR


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