Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/22982
Tipo: Artigo
Título: Implantação do sistema de gestão da qualidade em empresas prestadoras de serviços do Vale do Aço mineiro
Autor(es): Lopes, L. M. M.
Cardoso, S. de O. T.
Faria, A. F. de
Abstract: A busca pela sobrevivência vem fazendo com que as empresas adotem estratégias para se manterem competitivas no mercado, aliado a isso, obter qualidade em seus processos e produtos se torna um fator crucial para as organizações. Dessa forma, tendo ciência da importância da qualidade para a competitividade das instituições, o objetivo desse trabalho consiste em descrever o processo de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com os requisitos normativos da ISO 9001:2015 em duas empresas prestadoras de serviços na região do Vale do Aço e evidenciar a importância da participação da alta direção nesse processo. A metodologia utilizada para implantação do SGQ consistiu na definição de seis metas físicas, sendo possível realizar todas as atividades necessárias. O SGQ foi implantado nas empresas, estando em fase inicial de operação e requer grande atenção da alta direção para que as deficiências sejam sanadas e o sistema apresente melhoria contínua.
The search for survival has led companies to adopt strategies to remain competitive in the market, along with this, getting quality in your processes and products becomes a crucial factor for organizations. In this way, being aware of the importance of quality for the competitiveness of institutions, the purpose of this work is to describe the process of implementing a Quality Management System (QMS), according to the ISO 9001: 2015 standard requirements in two service companies in the Vale do Aço region and to highlight the importance of the participation of top management in this process. The methodology used for the implementation of the QMS consisted in the definition of six physical goals, being possible to carry out all the necessary activities. The QMS was implemented in the companies, being in the initial phase of operation and requires great attention of the top management so that the deficiencies are solved and the system presents continuous improvement.
Palavras-chave: ISO 9001: 2015
Competitividade
Liderança
Sistema de Gestão da Qualidade
Quality Management System
ISO 9001: 2015
Competitiveness
Leadership
Editor: The Journal of Engineering and Exact Sciences – JCEC
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl4iss1pp0035-0041
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22982
Data do documento: Fev-2018
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo133,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.