Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/23782
Tipo: Artigo
Título: Importância do trabalho psicomotor em aulas de educação física para pessoas com deficiência
Autor(es): Rezende, Leonardo Mateus Teixeira de
Moreira, Osvaldo Costa
Torres, Juliana de Oliveira
Abstract: O conhecimento sobre a deficiência e sobre métodos de educação que busquem desenvolver as potencialidades das pessoas com deficiência (PCD) é de grande importância para geração de informações atualizadas e específicas em prol dessa população. Nesse sentido, a Psicomotricidade, que é uma ciência que busca o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, motores e afetivos das PCD, leva em consideração a exploração das potencialidades individuais, buscando melhorá-las. Dessa maneira, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a importância do trabalho psicomotor em aulas de Educação Física para PCD. Através desse levantamento teórico foi possível verificar que aulas de Educação Física Adaptada, com base na psicomotricidade, voltadas para as PCD influenciam positivamente no seu desenvolvimento global, oportunizando melhores condições motoras de aspectos cognitivos e sociais, o que implica em melhor qualidade de vida para esse grupo populacional.
The knowledge about disability and education's methods that seek to develop the potential of people with disabilities (PWD) is of great importance for the generation and update specific information towards to this population. In this sense, the method psychomotor, this is a science that seeks the cognitive, motor and affective development of PWD, takes into account the exploration of individual potential, seeking to improve them. Thus, the aim of this study was to review the literature on the importance of work psychomotor in Physical Education classes for PWD. Through this theoretical survey we found that the Adapted Physical Education classes, based on the method psychomotor, have positives effects overall development of PWD, offering better conditions of aspects motor, cognitive and social, which implies better quality of life for this population group.
Palavras-chave: Pessoa deficiente
Educação Física
Desempenho psicomotor
Disabled persons
Physical Education
Psychomotor performance
Editor: Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://www.researchgate.net/publication/273699059
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23782
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo266,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.