Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/23813
Tipo: Artigo
Título: Impactos socioculturais e ambientais: os efeitos da Usina Hidrelétrica Cachoeira do Emboque em sua comunidade atingida
Autor(es): Rothman, Franklin Daniel
Bregagnoli, Narayana de Deus Nogueira
Abstract: O presente estudo analisa as perdas materiais e simbólicas que a construção da UHE Cachoeira do Emboque, MG, ocasionou à comunidade atingida pelo empreendimento. Os objetivos da pesquisa foram analisar a trajetória de deslocamento e reassentamento de algumas famílias; as condições socioculturais dessas famílias antes da construção da barragem e as condições atuais; os efeitos negativos das perdas materiais e simbólicas sofridas pelos atingidos. Utilizou-se a pesquisa de campo para a coleta de dados, com entrevistas semiestruturadas e história oral de vida. Pôde ser constatado, através da coleta e análise dos dados, que as perdas tanto materiais quanto simbólicas foram suficientes para deixar a comunidade em condições socioeconômicas precárias, uma vez que aquelas pessoas perderam meios e modos de vida, relações de vizinhança, laços familiares e o lugar vivido e construído socialmente.
Palavras-chave: Atingidos
Barragens
Impactos
Território
Perdas
Editor: Revista Agrogeoambiental
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v6n12014519
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23813
Data do documento: Abr-2014
Aparece nas coleções:Economia Rural - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo603,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.