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Tipo: Artigo
Título: A expansão dos grupos escolares em Minas Gerais na primeira república: estudo comparado sobre a interiorização do ensino primário na Zona da Mata
Autor(es): Cabral, Talitha Estevam Moreira
Carvas, Giovanna Maria Abrantes
Azevedo, Denilson Santos de
Abstract: O presente artigo apresenta alguns dos resultados de uma investigação sobre o processo de criação e os primeiros anos de funcionamento de dois grupos escolares de Minas Gerais, pioneiros em seus municípios. Por serem contemporâneos e estarem localizados em duas cidades distintas pertencentes à mesma região mineira, a Zona da Mata, buscamos realizar um estudo comparado entre estes dois educandários: o Grupo Escolar Silveira Brum (GESB), criado em Muriaé, e o Grupo Escolar Antônio Martins (GEAM), criado em Ponte Nova. Tal estudo se faz pertinente devido à ausência de estudos sistematizados sobre a temática, o que nos possibilitará perceber as leis emanadas do Estado, através da Secretaria do Interior, e como elas estavam se efetivando nos municípios mineiros no início do século XX.
This article presents some results of an investigation into the process of creation and the first years of operation of two school groups from Minas Gerais, pioneers in their municipalities. Why are contemporary and are located in two different cities within the same mining area, the Zona da Mata, seek conduct a comparative study between these two Educational establishments: the School Group Silveira Brum (PSWB), created in Muriaé, and Antonio Martins School Group (GEAM), created in Ponte Nova. This study is relevant because of the absence of systematic studies on the subject, which will enable us to understand the laws issued by the State, through the Department of the Interior, and how they were effecting the municipalities miners in the early twentieth century.
Palavras-chave: Grupos escolares
História comparada
Estado de Minas Gerais
School groups
Comparative history
State of Minas Gerais
Editor: Revista HISTEDBR On-line
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i71.8644867
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24121
Data do documento: Mar-2017
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