Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24363
Tipo: Dissertação
Título: O aprendizado profissional da docência de “bons formadores”
The professional learning of the teaching of “good trainers”
Autor(es): Faria, Nayara de Freitas
Abstract: No processo de desenvolvimento profissional do professor a formação inicial é uma etapa significativa na construção da identidade docente, uma vez que se constitui como sendo a primeira etapa institucionalizada de formação docente. Porém, vários estudos já foram realizados sobre os cursos de licenciatura e sua função na formação dos professores para a Educação Básica, e os dados disponíveis registram que o cenário geral não é muito animador. Em virtude dos desafios, necessidades e novas exigências impostas à formação de futuros professores, torna-se fundamental investigar os formadores que atuam nos referidos cursos, uma vez que esses profissionais ocupam um lugar de destaque, “figura-chave”, no processo de profissionalização de futuros professores que atuarão na Educação Básica. Nesse sentido, este estudo buscou compreender o processo de aprendizagem profissional da docência de formadores que atuam em cursos de licenciatura reconhecidos como “bons professores” por seus ex-alunos. Especificamente, procurou-se identificar as experiências, os interlocutores, contextos e espaços socioeducativos significativos em suas trajetórias de formação; analisar quais são os seus saberes, como são construídos e mobilizados; e compreender as suas concepções sobre a docência. A pesquisa norteou-se metodologicamente pela abordagem qualitativa e teve como instrumentos de coletas de dados o questionário, o currículo lattes e a entrevista. Os procedimentos de análises utilizados foram análise estatística descritiva, análise documental e análise de conteúdo. Identificamos nos relatos dos “bons formadores” experiências, interlocutores, contextos significativos e saberes construídos e mobilizados em espaços socioeducativos vivenciados antes, durante e após a sua formação profissional, os quais nos permitiram inferir que o aprendizado profissional daqueles se desenvolve na intrínseca relação entre trajetória pessoal e profissional. As considerações do estudo apontaram para o conceito de formação como um continuum que compreende o aprendizado da docência como um desenvolvimento profissional ao longo da vida e o professor como agente desse processo. Nesse sentido, os princípios que orientam o aprendizado profissional da docência de “bons formadores” correspondem aos mesmos evidenciados pela literatura científica como sendo ideais aos professores no contexto da sociedade contemporânea.
In the process of professional development of the teacher, initial training is a significant step in the construction of the teaching identity, since through it, future teachers are introduced to the principles, knowledge and skills of the teaching profession. However, several studies have already been carried out on undergraduate courses and their role in the training of teachers for Basic Education and the available data show that the general setting in which they meet is not very encouraging. Due to these challenges, needs and new requirements imposed on the training of future teachers, it is fundamental to investigate the trainers who work in these courses, since these professionals occupy a prominent place, "key figure", in the professionalization process of future teachers who will work in Basic Education. In this sense, this study sought to understand the process of professional learning of the teaching of trainers who work in undergraduate courses recognized as "good teachers" by their former students. Specifically identify the significant experiences, interlocutors, contexts and socio-educational spaces in their training trajectories; to analyze what are their knowledges, how they are constructed and mobilized; and understand their conceptions about teaching. The research was methodologically guided by the qualitative approach and had as instruments of data collection the questionnaire, the curriculum lattes and the interview. The analysis procedures used were descriptive statistical analysis, document analysis and content analysis. We identify in the reports of the "good trainers" experiences, interlocutors, significant contexts and knowledge built and mobilized in socio-educational spaces experienced before, during and after their professional formation which allowed us to infer that their professional learning develops in the intrinsic relation between personal and professional trajectory. The study's considerations pointed to the concept of formation as a continuum that includes teaching as a lifelong professional development and the teacher as agent of this process. In this sense, the principles that guide the professional learning of the teaching of good trainers correspond to the same evidenced by the scientific literature as being ideal for teachers in the context of contemporary society.
Palavras-chave: Professores - Formação
Professores universitários
Professores e alunos
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: FARIA, Nayara de Freitas. O aprendizado profissional da docência de “bons formadores”. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24363
Data do documento: 8-Fev-2017
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo704,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.