Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24436
Tipo: Artigo
Título: Ocorrências criminais em escolas públicas de Viçosa-MG: o exercício da cidadania e a escolarização de jovens
Autor(es): Guimarães, Julio Cesar Abranches
Oliveira, Maisa Aparecida de
Carvalho, Larissa Almeida Schitini de
Abstract: O artigo visa apresentar dados referentes aos eventos de defesa social (ocorrências) registrados em escolas públicas das redes estadual e municipal da cidade de Viçosa-MG entre 2009 e 2016. Para tal serão apresentados aspectos das contradições da educação pública, do papel do Estado e do exercício da cidadania na formação e na escolarização de jovens a partir da análise dos dados disponibilizados no sistema informatizado de defesa social. Foram levantados trabalhos que abordam a temática face aos aspectos legais da atuação das instituições envolvidas nos eventos e se apresentou um mapeamento quantitativo dos dados. Por fim discutem-se os resultados atrelados à vivência de um ator específico: o professor-policial.
The present article aims to present data regarding social defense events (occurrences) registered in public schools of the state and municipal network of the city of Viçosa-MG from the period of 2009 to 2016. To this end, aspects of the contradictions of public education, the role of the State and the exercise of citizenship in the training and schooling of young people based on the analysis of the data available in the computerized social defense system. Work was done that approached the theme regarding the legal aspects of the activities of the institutions involved in the events and a quantitative mapping of the data was presented. Finally, we discuss the results linked to the experience of a specific actor: the teacher-police.
El presente artículo tiene por objeto presentar datos referentes a los eventos de defensa social (ocurrencias) registrados en escuelas públicas de la red estadual y municipal de la ciudad de Viçosa-MG del período de 2009 a 2016. Para ello, se presentarán aspectos de las contradicciones de la educación pública, del papel del Estado y del ejercicio de la ciudadanía en la formación y escolarización de jóvenes a partir del análisis de los datos disponibles en el sistema informatizado de defensa social. Se plantearon trabajos que abordan la temática frente a los aspectos legales de la actuación de las instituciones involucradas en los eventos y se presentó un mapeamiento cuantitativo de los datos. Por fin se discuten los resultados vinculados a la vivencia de un actor específico: el profesor-policial.
Palavras-chave: Cidadania
Violência
Educação básica
Citizenship
Violence
Basic education
Ciudadanía
Violencia
Educación básica
Editor: Revista Educação em Perspectiva
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.995
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24436
Data do documento: Set-2018
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo591,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.